Resumo

Título do Artigo

MICROCRÉDITO SOB ANÁLISE: eficácia dos programas sob a ótica da comunidade internacional
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Microcrédito
RBS Roadmap
Revisão sistemática

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Eduardo Alverne Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
2 - Sandra Maria dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade

Reumo

O microcrédito tem sido apontado pela ONU e pela comunidade científica como uma das principais ações para o combate à miséria e desigualdade. Apesar de sua importância, alguns autores apontam a necessidades de maiores estudos sobre o assunto. Além disso, as ações de microcrédito têm sido aplicadas de diversas formas em diferentes comunidades ao redor do mundo, com resultados divergentes.
O presente estudo realizou uma revisão bibliográfica da produção científica internacional nos últimos cinco anos sobre a temática, indexados na base de dados Web of Science, para responder à questão de pesquisa: qual é a eficácia dos programas de microcrédito sob a ótica dos pesquisadores internacionais da temática? A pesquisa analisou o relato dos pesquisadores sobre diversos programas de microcrédito e identificou o resultado dessas ações sob a ótica dos pesquisadores.
O microcrédito propõe que é possível ofertar crédito à população carente de maneira sustentável (cobrindo o risco de inadimplência e obtendo lucro), caso seja adotada metodologias específicas para operar com esse público (BARONE et al., 2002). Apesar dos aspectos benéficos do microcrédito apresentados pela literatura, Armendáriz e Morduch (2010) e Magdalon e Funchal (2016) apontam a escassez de estudos rigorosos sobre seus impactos apontam que o microcrédito, visto os resultados controversos encontrados na literatura.
Dentre os artigos analisados, 44,80% tratou da importância ou eficácia do microcrédito na melhoria das condições de vida da população economicamente vulnerável, sendo seguido por artigos sobre o empoderamento feminino (18,40%). Este estudo também apresentou os resultados das ações de microcrédito, evidenciando os relatos de ações bem-sucedidas (45,83% da amostra), com resultados mistos (26,38%), bem como ações onde o resultado das ações teve resultado deletério para as comunidades (18%). A predominância de resultados positivos é coerente com os achados a literatura internacional.
Segundo a pesquisa, apesar dos resultados positivos da maior parte das ações de microcrédito, não se pode negligenciar o risco do hiperendividamento, taxa de juros elevadas, condutas abusivas por parte dos agentes de microcrédito, e mudanças culturais provocadas pela inserção de comunidades tradicionais na lógica do mercado. Destaca-se os relatos de casos em que as ações de microcrédito reforçaram desigualdades estruturais, como a violência doméstica, violência contra a mulher, abusos de autoridade e abuso de poder econômico.
BARONE, F. M. et al. Introdução ao Microcrédito. Conselho da Comunidade Solidária, Brasília, p. 65, 2002. ARMENDÁRIZ, B. ; MORDUCH, J. The Economics of Microfinance. 2 ed. Massachusetts, EUA: The MIT Press, 2010. MAGDALON, W. P. ; FUNCHAL, B. O efeito do microcrédito produtivo orientado no Brasil: incentivo a inadimplência? BASE – Revista de administração e contabilidade da Unisinos, São Leopoldo, v. 13, n. 4, p. 294-308, 2016 BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.