Resumo

Título do Artigo

Evolução de publicações no Brasil e no mundo sobre eficiência e risco na pecuária leiteira: de 1979 a 2032
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Bibliometria
Teoria da Firma
Teoria da Produção

Área

Agribusiness

Tema

Gestão de Risco e Comercialização Agrícola

Autores

Nome
1 - Leandro Carvalho Bassotto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - José Willer do Prado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A agropecuária leiteira é um importante setor do agronegócio mundial e fundamental para o desenvolvimento econômico de agricultores e do Brasil. Dois temas relevantes para a pecuária leiteira são eficiência e risco. Por meio da Teoria da Firma, pode-se analisar a eficiência econômica e produtiva de cadeias produtivas pela (melhor) utilização dos recursos necessários. A literatura nacional e a internacional podem ser muito diferentes quanto a eficiência e risco na pecuária leiteira, levando pesquisadores brasileiros a abordarem temas distintos daqueles presentes na literatura internacional.
Tem-se a seguinte questão: As pesquisas sobre eficiência e risco na pecuária leiteira brasileira estão alinhadas com as publicações internacionais acerca do tema? Objetiva-se identificar os principais temas abordados pelas literaturas nacional e internacional sobre eficiência e risco na pecuária leiteira, bem como propor um framework e uma agenda de pesquisas futuras que permitam identificar os principais temas que compõem as pesquisas nacionais e internacionais sobre eficiência e risco na pecuária leiteira.
A preocupação de se gerir propriedades leiteiras resgata conceitos centrais da Teoria da Firma. Deve-se compreender como eficiência e risco interferem na pecuária leiteira e contribuem com o desenvolvimento do setor (Artuzo et al., 2018). Em pesquisas internacionais, há preocupação com a eficiência do processo produtivo e os riscos que podem expor propriedades leiteiras a vulnerabilidades econômicas, tecnológicas e de atratividade, entre outras (Evink & Endres, 2017). No Brasil, entretanto, parece haver maior preocupação com a eficiência produtiva do que com riscos de negócios leiteiros.
Realizou-se uma análise bibliométrica em artigos científicos de 1979 a 2021 que abordam questões relacionadas à eficiência e risco na pecuária leiteira. A pesquisa foi realizada em meados de junho de 2021. A base Web of Science foi escolhida por possuir maior quantidade de artigos publicados no mundo (2.478) e no Brasil (140). Utilizou-se os softwares CitNet Explorer e Bibliometrix para realizar as análises. Realizou-se projeções para os anos de 2022 a 2031, utilizando-se a função “PREVISÃO.ETS” do Excel.
A literatura nacional e internacional se apoiam, principalmente em pesquisas relacionadas a eficiência e custos, respectivamente. No Brasil, as principais temáticas em evidência na última década são pesquisas acerca de fatores de risco, produção de leite, eficiência e práticas de gestão. No mundo, destacam-se gestão, rebanho, produção de leite e riscos. Nos próximos anos, pode haver expansão de temas em dois cenários: (i) rebanho, produção de leite e gestão ou (ii) produção de leite e riscos, caso o Brasil acompanhe (i) ou não (ii) a literatura internacional.
A pesquisa brasileira parece estar apoiada em questões econômicas e de custos, ao passo que, na internacional, preconiza-se a eficiência. Dentro do contexto da Teoria da Firma, parece predominar pesquisas ancoradas nos pressupostos das Teorias dos Custos e dos Rendimentos (no Brasil) e da Produção (no mundo). Tanto no Brasil quanto no mundo, predominam mais artigos sobre eficiência do que risco. É possível que, se seguirem o mainstream internacional, as pesquisas brasileiras poderão aumentar suas especificidades em áreas como eficiência, sistemas de produção e outros temas mais atualizados.
Artuzo, F. D., Foguesatto, C. R., Souza, Â. R., & Silva, L. X. (2018Gestão de custos na produção de soja e milho. Revistra Brasileira de Gestão de Negócios, 20(2), 279-294. doi:https://doi.org/10.7819/rbgn.v20i2.3192 Evink, T. L., & Endres, M. I. (2017). Management, animal health, and economic characteristics of large dairy herds in 4 states in the Upper Midwest of the United States. Journal of Dairy Science, 100(11), 9466-9475. doi:https://doi.org/10.3168/jds.2016-12179