Resumo

Título do Artigo

ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL APLICADAS AO INSTAGRAM EM TEMPOS DE PANDEMIA DO COVID-19: O CASO DE UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA
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Palavras Chave

Marketing digital
Mídia Social
COVID-19

Área

Marketing

Tema

Redes Sociais Mediadas, Ambientes e Dispositivos Digitais

Autores

Nome
1 - Marilia Ribeiro Silva
UNI7 - Centro Universitário 7 de Setembro - Fortaleza
2 - Roseilda Nunes Moreira
UNI7 - Centro Universitário 7 de Setembro - Campus Sul

Reumo

O contexto imposto pela crise sanitária mundial gerou reflexos na vida das pessoas e na atuação das empresas, que precisaram se reinventar e inovar, a fim de atender às novas demandas de atendimento aos consumidores e não serem sucumbidas pela crise (ALMEIDA et al., 2020). Face a mudança dos hábitos de consumo que passaram a ser à distância, as empresas necessitaram se adaptarem à nova realidade do atendimento remoto. Nessa nova conjuntura, as estratégias de comunicação por meios digitais se tornaram ainda mais relevantes.
Diante do exposto, construiu-se o seguinte problema de pesquisa: Como ocorreu o processo das estratégias de marketing digital aplicadas ao Instagram de uma empresa de tecnologia em tempos de pandemia do COVID-19? Para responder esta pergunta, tem-se o objetivo geral: analisar as estratégias de marketing digital aplicadas ao Instagram de uma empresa de tecnologia em tempos de pandemia do COVID-19.
Dentre os setores econômicos mais atingidos pela pandemia, destacam-se o campo do turismo, os serviços, além do varejo em geral (ILO, 2020). Nesse contexto, grandes e pequenas empresas, assim como os profissionais autônomos precisaram se adaptar às novas demandas e desafios sociais e econômicos durante a pandemia (MCKIBBIN; FERNANDO, 2020). Trazendo para o contexto atual, dos novos hábitos de consumo e da nova realidade imposta às empresas pela crise do COVID, as estratégias de vendas virtuais e o marketing digital são ferramentas que vieram para ficar (ALMEIDA et al., 2020).
O esforço de pesquisar este estudo de caso foi relevante para entender a realidade em profundidade de uma pequena empresa de tecnologia da informação e as dificuldades que empresas de pequeno porte possuem em entrar no mercado digital. Contudo, devido à pandemia de COVID-19, as empresas buscaram formas de se inserir neste meio por força de permanecerem ativas no mercado como um todo e nesse contexto os profissionais de marketing têm buscado reunir estratégias tradicionais, e aplicá-las ao ambiente virtual, culminando no advento do marketing digital.
Os dados coletados revelaram que houve a manutenção da imagem da empresa por meio da mídia social, além de apresentar envolvimento dos seguidores com os conteúdos apresentados. A planilha de planejamento de marketing digital, a utilização da plataforma Estúdio de Criação, a mídia social Instagram pelo aplicativo, com a definição de linha editorial, o calendário de conteúdo, as imagens selecionadas, as hashtags definidas, as legendas escritas e a produção concreta dos posts foram executadas como estratégias para atingir os objetivos de marketing digital da empresa.
ALMEIDA, M. R. C., FROEMMING, L. M. S; CERETTA, S. B. N. Comportamento de consumo em meio a pandemia da COVID-19. In: XXV Jornada de Pesquisa em Administração e Marketing, 6(6), Salão do Conhecimento UNIJUÍ, 2020. FERREIRA, L. Como será o mundo pós-pandemia? In: UNESC-AICOM, 2020. SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Impacto da pandemia de coronavírus nos Pequenos Negócios - Principais Resultados, 2020a VAZ, C. A. Os 8 Ps do Marketing Digital: O seu guia estratégico de marketing digital. São Paulo: Novatec, 2011.