Resumo

Título do Artigo

Implantação da Automação Robótica de Processos e Redução dos Erros nas Rotinas Fiscais
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

RPA
Automação robótica de processos
NF-e

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Financeira e Contábil

Autores

Nome
1 - Bernardino Ferraz
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Liberdade SP
2 - Edson Ricardo Barbero
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Mestrado em Administração de Empresas

Reumo

Nas décadas de 2010 e 2020, as autoridades fiscais apresentam uma significativa capacidade de coletar, processar e interpretar dados das empresas. O Fisco seja no âmbito nacional, estadual ou municipal conseguem analisar, em tempo real, as operações dos contribuintes, fazendo cruzamentos e compartilhando dados e informações entre diversos agentes tributários. A ideia de automação evoluiu não somente no ramo industrial, mas também em serviços tributários, com a incorporação de técnicas que vão além do processo de digitalização de informações, ora processadas de forma manual e escrita.
O objetivo deste artigo é descrever uma experiência real na implantação da automação robótica de processos – RPA em uma indústria e comércio de soluções completas que identificam e protegem pessoas e lugares e que tinha sua atividade de internalização de Nota Fiscal Eletrônica – NF-e de forma manual e passível de erros, além de contribuir a prática empresarial prescrevendo as etapas adotadas na automatização de internalização das notas fiscais de mercadorias e serviços, bem como os desafios e limitações encontrados.
Internalização de Nota Fiscal Eletrônica – NF-e de mercadoria e serviços de forma manual e passível de erros.
Contribuir a prática empresarial prescrevendo as etapas adotadas na automatização de internalização das notas fiscais de mercadorias e serviços, bem como os desafios e limitações encontrados.
Conclui-se que a RPA, além de ser algo inovador à área tributária e de alta complexidade, é replicável e aderente as demais empresas que tem suas rotinas de internalização de NF-e de forma manual e os ganhos à empresa objeto desse estudo foram a diminuição dos erros, redução do custo de mão-de-obra nas rotinas fiscais, gerando um impacto econômico e sustentável devido a diminuição da circularização das NFs em papel, bem como teve uma importante contribuição a prática empresarial para melhoria da produtividade dos colaboradores que passaram a se destacar em atividades de maior valor agregado.
Impacto econômico e sustentável devido a diminuição da circularização das Notas Fiscais em papel.