Resumo

Título do Artigo

A percepção de práticas Lean e sua influência na performance organizacional em uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Práticas Lean
Performance Organizacional
Instituição de Ensino Superior

Área

Operações

Tema

Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

Autores

Nome
1 - Leander Luiz Klein
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração Pública - PPGAP
2 - Diego Russowsky Marçal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - CCSH - Santa Maria
3 - JEFERSON ROBERTO LIMA PEREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
4 - Kelmara Mendes Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria

Reumo

A aplicação de práticas Lean tem ganhado espaço na área dos serviços, incluindo as Instituições de Ensino Superior (IES), respeitando suas especificidades e peculiaridades. Práticas como a melhoria contínua, o envolvimento do colaborador e a eliminação de desperdícios foram referenciadas e exploradas em estudos aplicados em IES. Adicionalmente, o suporte da liderança, o foco no público alvo - o estudante e/ou a comunidade acadêmica e a visão sistêmica são práticas usuais do aporte gerencial Lean em IES.
A aplicabilidade das práticas Lean nas IES pode implicar em melhorias pontuais em processos e ganhos de performance organizacional. No entanto, diferentemente do setor manufatureiro, poucos estudos exploraram essa relação de influência das práticas Lean sobre a performance no contexto das IES, como explora Balzer (2020). Diante disso, o problema central é quais as práticas lean aplicáveis ao contexto das IES influenciam sua performance organizacional ? O objetivo deste trabalho é analisar a percepção de práticas de gestão Lean em uma IES e sua influência sobre a performance organizacional.
A elaboração da fundamentação teórica do trabalho foi realizada basicamente a partir da literatura sobre práticas Lean na área de educação e de IES. Teve como foco central a definição de práticas aplicáveis as iniciativas Lean em IES. Também foi definida e esclarecida a medida de performance organizacional.
Foi realizada uma survey com os servidores de uma IES pública do sul do Brasil. Obteve-se uma amostra válida de 407 respondentes. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado para medir as práticas Lean definidas para o trabalho (variáveis retiradas de Sfakianaki e Kakouris (2019) e Salhieh e Abdallah (2019)) e a performance organizacional (Qi & Wang, 2018; Park & Lee, 2020). Para mensuração das respostas dos respondentes utilizou-se uma escala do tipo likert de 5 pontos. As técnicas de análise dos dados foram fatorial exploratória e regressão linear múltipla.
Os principais resultados permitiram verificar que os fatores serviços à comunidade, suporte da liderança e envolvimento dos servidores, foco nos clientes internos dos processos, melhoria contínua, visão sistêmica e pensamento de longo prazo influenciam diretamente a performance organizacional na IES conforme os respondentes da pesquisa. O coeficiente de determinação ajustado (R²) do modelo de regressão estimado indicou um grau de explicação da variável dependente performance organizacional de 61,9%.
O estudo permite concluir que as práticas Lean estudadas são de fácil “inicialização” em IES, sejam públicas ou privadas, haja vista que envolvem aspectos “soft” do sistema Lean, ou seja, mais direcionados e relacionados ao trabalho em equipe, engajamento dos funcionários, liderança e outros aspectos. Também conclui-se que essas variáveis possuem grande influência na explicação da performance organizacional em IES, corroborando as premissas de (Matsui, 2007).
Park, J., & Lee, K. H. (2020). Organizational politics, work attitudes and performance: the moderating role of age and public service motivation (PSM). International Review of Public Administration, 25(2), 85-105. Salhieh, L., & Abdallah, A. A. (2019). A two-way causal chain between lean management practices and lean values. International Journal of Productivity and Performance Management, 68(5), 997-1016. Sfakianaki, E., & Kakouris, A. (2019). Lean thinking for education: development and validation of an instrument", International Journal of Quality & Reliability Management, 36(6), 917-950.