Resumo

Título do Artigo

A Gestão da Sustentabilidade na Universidade Federal do Cariri (UFCA): uma análise PDCA sob a ótica da Agenda 2030
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Desenvolvimento Sustentável
Universidade Federal do Cariri
UFCA

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - Raimundo Dalmir Luiz de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas
2 - Ives Romero Tavares do Nascimento
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social / Centro de Ciências Sociais Aplicadas

Reumo

A sustentabilidade vem tomando cada vez mais espaço nas discussões sobre o desenvolvimento. Nesse sentido, a Organização das Nações Unidas (ONU), apresenta-se na vanguarda global do debate acerca do desenvolvimento sustentável nas últimas décadas (ELKINGTON, 1994; LEAL FILHO et al., 2018). Atualmente, a Agenda 2030 é o documento da ONU que versa sobre esse tema. No Brasil, as IES – principalmente as públicas – assumem, a partir dos três pilares que as norteiam: ensino, pesquisa e extensão, esse papel estratégico a nível regional (FLORIANO et al., 2019).
Nesse bojo, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) é um exemplo e se apresenta como um agente estratégico de desenvolvimento e de difusão do ensino superior nas regiões do Cariri e do Centro-Sul cearense (NASCIMENTO, 2018).Posto isso, a pesquisa aqui relatada teve como objetivo principal aferir através do monitoramento PDCA, como foi exercida a gestão da sustentabilidade na UFCA dentre os anos de 2016 a 2020, com ênfase aos seus alcances a nível regional.
Esta pesquisa fundamentou-se a parir dois pilares de sustentação: (i) o conceito de desenvolvimento tendo como ponto de partida o Relatório de Brundtland até a Agenda 2030, documento da ONU atualmente em vigor e (ii) as IES enquanto agentes promotores de políticas públicas em prol do desenvolvimento sustentável.
A abordagem utilizada foi classificada como qualitativa, de cunho exploratório-descritivo. Por fim, em relação aos procedimentos, trata-se de um estudo de caso, que utilizou-se do ciclo PDCA proposto por Lukman e Glavič (2007), como forma de montar as dimensões de análise da pesquisa. As entrevistas seguiram o delineamento semiestruturado proposto por Hernandez-Diaz, Polanco e Castaño (2020). Foram entrevistados cinco dos agentes que atuaram na gestão da sustentabilidade na UFCA entre os anos de 2016 a 2020.
O capitulo dos resultados está estruturado segundo o modelo PDCA trazido por Lukman e Glavič (2007), sendo: (i) a política – através da organização, da demonstração e da estratégia; (ii) as operações – por meio da educação da prática e da pesquisa; (iii) a avaliação – mediante o sistema de controle de qualidade; e (iv) a otimização – atendendo ao relatórios e a inovação e o desenvolvimento.
A primeira dimensão evidenciou-se pelas respostas dos entrevistados que a maneira como ocorreu a sua criação, principalmente, dando destaque aos agentes-chaves que nela atuaram, serviu para que esse tema tivesse elevada importância. A segunda dimensão realizou-se diversas conquistas relativas ao desenvolvimento sustentável que dialogam com a Agenda 2030. De modo que a terceira dimensão, o Catálogo de Sustentabilidade foi apontado como o responsável pela organização das realizações do que é feito. Por fim, a quarta dimensão apontou que a direção de tomada segue rumo à sustentabilidade.
HERNANDEZ-DIAZ, P. M.; POLANCO, J.; CASTAÑO, S. M.. Do sustainability practices influence university quality? A Colombian case study. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 21, n. 7, p. 1525-1543, 2020. LUKMAN, R.; GLAVIČ, P. What are the key elements of a sustainable university?. Clean Technologies and Environmental Policy, v. 9, n. 2, p. 103-114, 2007. NASCIMENTO, I. R. T. A Expansão da Educação Superior como Estratégia de Desenvolvimento Territorial: O Caso da Universidade Federal do Cariri. Tese (Doutorado em Administração). EAUFBA. 266p. 2018.