Resumo

Título do Artigo

Influência do Patrocínio de Fundos de Private Equity e Venture Capital no Gerenciamento de Resultados em Empresas que realizaram IPO no Brasil
Abrir Arquivo
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gerenciamento de Resultados Reais
Gerenciamento de Resultados por Accruals
Fundos de Private Equity e Venture Capital

Área

Finanças

Tema

Contabilidade para usuários externos

Autores

Nome
1 - Paulo Junio Pereira de Moura
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE
2 - Lúcio de Souza Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Reumo

O estudo de gerenciamento de resultados é alvo de diversas pesquisas na contabilidade, pois há uma preocupação na sua capacidade de distorcer de forma relevante um demonstrativo contábil. O gerenciamento de resultados pode ocorrer por intermédio de dois canais: gerenciamento por accruals (GRA) e gerenciamento de resultados por decisões operacionais reais (REM), sendo necessário a análise conjunta de ambas as estratégias. Entretanto, ao analisar a literatura nacional não observou esta análise conjunta e sua relação com as empresas investidas por Private Equity/Venture Capital.
Tendo em vista que o processo de IPO é um momento particularmente conveniente ao Gerenciamento de Resultados o estudo tem por problema de pesquisa: Qual a influência do patrocínio dos fundos de Private Equity e Venture Capital no gerenciamento de resultados em empresas que realizaram IPO no Brasil no período de 2011 a 2019? Assim, o objetivo geral do estudo consiste em verificar a influência exercida pela participação de gestores de capital de risco (PE/VC) na qualidade da informação contábil por meio do GRA e no REM das patrocinadas, no período de 2011 a 2019.
O estudo pioneiro desenvolvido por Morsfield e Tan (2006) demonstra que as empresas apoiadas por fundos de Venture Capital, associado ao forte monitoramento exercido, demonstraram menor gerenciamento de resultados em empresas de IPO. A partir de então, na literatura contábil, mais pesquisas averiguaram esta relação. De modo que, este estudo se norteou pela seguinte hipótese: As empresas que realizaram IPO no Brasil, patrocinadas por fundos de PE e VC, apresentaram menor nível de gerenciamento de resultados em comparação às não patrocinadas.
A população da pesquisa é composta por todas as empresas que realizaram IPO no Brasil, no período de 2011 a 2019. Foram coletados nos prospectos de emissões de ações das empresas os nomes dos acionistas, e posteriormente, averiguado se se tratava de fundos PE/VC. Para o cálculo do gerenciamento de resultados por accruals foi utilizado o modelo Jones Modificado com ROA (2005), enquanto para o cálculo do gerenciamento por decisões operacionais reais foi utilizado o modelo de Roychowdhury (2006). A verificação da hipótese ocorreu por meio da regressão quantílica.
Os resultados demonstraram que as empresas patrocinadas por esses fundos apresentam gerenciamento de resultados por decisões operacionais reais significativamente menores em relação às empresas não patrocinadas em 3 quantis (baixo, médio e moderado) e em relação ao gerenciamento de resultado por accruals verificou menor gerenciamento nos quantis médio e alto.
Os resultados possibilitaram a confirmação da hipótese testada, pois em todos os quartis que houve significância estatística as empresas patrocinadas por esses fundos apresentaram coeficiente negativo. Em relação as variáveis de controle, cabe destacar que o período do IPO teve comportamento inverso entre o gerenciamento de resultados por decisões operacionais reais (REM) e o gerenciamento de resultados por accruals (GRA). Enquanto no REM houve uma relação significativa e negativa apenas no quantil inferior, no GRA houve uma relação significativa e positiva nos quantis médio e alto.
Kothari, S. P., Leone, A. J., Wasley, C. E., (2005). Performance matched discretionary accrual measures. Journal of Accounting and Economics, 39 (1), 163-197. Morsfield, S. G.;Tan, C. E. L. (2006) Do venture capitalists influence the decision to manage earnings in initial public offerings? The Accounting Review, 81(5), 1119–1150. Roychowdhury, S. (2006). Management of earnings through the manipulation of real activities that affect cash flow from operations. Journal of Accounting and Economics, 42(3), 335–370.