Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DA INTEGRAÇÃO: O RELATO DA HISTÓRIA DE UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DE UMA IES
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão Universitária
interdisciplinalidade
história oral

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Planejamento de Ensino (cursos, programas, disciplinas, aulas e avaliação)

Autores

Nome
1 - Nara Pires
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Duque de Caxias
2 - BRUNO FRANCISCO BATISTA DIAS
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Caxias
3 - Deborah Zouain
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA HERDY (UNIGRANRIO) - Caxias

Reumo

A literatura sobre o tema, também, vem apontando que a maior integração acadêmica pode vir a fortalecer o processo de geração de conhecimento que ocorrem nos programas de pós-graduação das IES (FAZENDA, 2017; MARTINS, 2020). De acordo com os autores, de modo geral, a cooperação entre diversas áreas do saber possibilita construir conhecimentos científicos e, principalmente, realizar projetos de desenvolvimento tecnológico que seriam inviáveis por meio de práticas de pesquisa individualizadas.
Entende-se que um dos papéis do gestor é de ser essa força, ou seja, o agente capaz de superar a fragmentação e unir os pesquisadores em um mesmo centro gravitacional. Essa foi a proposta da gestora, cujo relato é descrito nesta pesquisa, ao conceber um projeto de integração dos diversos programas de pós-graduação da Universidade. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo discorrer sobre o processo de integração que reuniu todos os cursos de pós-graduação da IES em um mesmo campus, a partir do relato da história oral da gestora do projeto.
Dedicando, nesse estudo, atenção exclusiva ao esforço do gestor para adequar a IES às novas demanda de conhecimento multidisciplinar, isto é, o processo de integração de diversos campos do pensamento, recorremos a proposta teórica da gestão da integração. Isto, pois, tal perspectiva se trata de uma poderosa conjectura capaz clarificar o entendimento sobre como as práticas organizacionais podem funcionar como elos de integração entre pessoas e estrutura. (HIGGINS, 2005; CLARO e RAMOS, 2018; GANJI, SHAH e ALEC, 2018; STÅHLE, AHOLA e MARTINSUO, 2019; PELLATHY et al., 2019).
A opção metodológica foi a história oral. A escolha por esse modo qualitativo de se fazer ciência deve-se à possibilidade de descrever os fatos no tempo e espaço mediante a narrativa dos personagens que a testemunharam ou dela participaram (BOM MEIHY, 1996). Para esse fim, as etapas metodológicas seguiram a proposta Bom Meihy (1996) e foram elaboradas em três etapas. Na primeira etapa, realizou-se a organização das memórias, pela estruturação dos tópicos considerados importantes a serem apresentados para a adequada recuperação histórica dos acontecimentos.
O processo de unificação dos cursos de pós-graduação da instituição na unidade de Duque de Caxias-RJ ocorreu pela necessidade de aproximar os diversos programas de pesquisa com ênfase na integração necessárias as novas dinâmicas sociais que impeliram a organização de ensino a rever suas práticas. Assim, a pesquisa aqui apresentada consistiu em apresentar essa história pelo relato da líder desse processo. Com isso, ao recontar os acontecimentos, podemos analisar as práticas de gestão aplicadas, a teoria que a orientou e sua contribuição para a gestão das IES e para o desenvolvimento científico.
Cabe dizer que tal processo só está se tornando realidade, pois as ações realizadas e que detalhamos ao longo desse artigo não consistiram em práticas meramente instrumentais, mas de um conjunto de ações fortemente orientadas para construção de vínculos sociais, que ao mesmo tempo foram alinhadas com os objetivos estratégicos da organização. Nesses termos, o arranjo resultante da aplicação desse processo de gestão, teve como base a dialética capaz de fortalecer as relações entre os diversos campos do saber, por meio do fortalecimento dos laços entre as pessoas que compõem a organização.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Proposta de Aprimoramento da Avaliação da Pós-Graduação Brasileira para o Quadriênio 2021-2024. 2020. Disponibilidade em: Acessado em: 10 jan. 2021. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. MISOCZKY, Maria Ceci A; MORAES, Joysi. Organisation and liberating praxis in social movement schools. Rio de Janeiro: EDUFF. 2017.