Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE MATURIDADE DIGITAL EM ORGANIZAÇÕES PRÉ-DIGITAIS
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Palavras Chave

Transformação Digital
Maturidade Digital
Empresas pré-digitais

Área

Gestão da Inovação

Tema

Organização, Processos e Projetos de Inovação

Autores

Nome
1 - Mariane Auxiliadora Fonseca
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - Campus Tancredo de Almeida Neves
2 - Paula Karina Salume
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis - DECAC
3 - Magaly Paranhos Reis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - CTAN
4 - Bruna de Paula Vital
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI (UFSJ) - CTAN

Reumo

Os desafios de adaptação enfrentados pelas organizações ameaçadas pelos seus tradicionais modelos de negócios ao enfrentarem mudanças de ritmo acelerado e imprevisível têm se tornado crescentes em diversos segmentos. O desenvolvimento de capacidades como agilidade e de mentalidade construtiva são fundamentais para que as organizações consigam responder a estes desafios. Nesse contexto, emerge a Transformação Digital como um processo de evolução, em que novas tecnologias e práticas visam propiciar uma cultura, a fim de escalar a maturidade digital e responder à competitividade do novo ambiente.
As empresas pré-digitais em busca de acompanhar as mudanças podem se encontrar em diferentes níveis de transformação. Esta pesquisa emerge do interesse acadêmico em investigar e avaliar o nível de maturidade digital de empresas pré-digitais do Campo das Vertentes, região centro-sul do estado de Minas Gerais (MG). Espera-se contribuir para a compreensão das iniciativas e práticas envolvidas no amadurecimento das organizações com perspectiva de lançar luz sobre a importância do processo de transformação digital.
Com o crescente reconhecimento da necessidade da Transformação Digital, a maioria das empresas luta para obter benefícios claros com as novas tecnologias digitais. Para Ivančić, Vukšić, e Spremić (2019) a maturidade permite que as organizações sejam fornecedoras de melhores serviços e favorecer a vantagem competitiva ao tomar ações de maneira eficaz em um ambiente complexo. Assim algumas dimensões-chave como estratégia, pessoas, organização, tecnologia, cliente, ecossistema e inovação foram identificadas em estudos que buscaram desenvolver um escopo de modelo de maturidade.
A abordagem utilizada na pesquisa é de natureza mista. Qualitativa no que tange à percepção dos entrevistados quanto às práticas adotadas pelas empresas pesquisadas e quantitativa no que diz respeito à mensuração do nível de maturidade. Para atender o objetivo, as entrevistas englobaram dimensões para a maturidade digital: estratégia, organização, pessoas, tecnologia, cliente, ecossistema, inovação. A análise dos dados foi realizada por meio de análise de conteúdo. A classificação da maturidade digital se deu a partir de três níveis estabelecidos: inicial, desenvolvimento e maturação.
A empresa A encontra-se no estágio de maturação, com planejamento estratégico programado para o avanço de iniciativas internas e tem buscado aprimorar as tecnologias para garantir novas soluções digitais. A empresa B, saindo do estágio de desenvolvimento para o de maturação, tem projetos conduzidos por melhoria contínua em busca de melhores resultados e também mais credibilidade e recursos. A empresa C, em estágio de desenvolvimento, tem mapeado e buscado ferramentas para auxiliar no processo de digitalização colocando em prática iniciativas de transformação com soluções digitalizadas.
Os recursos e atividades de transformação digital presentes em cada empresa, apontam que a jornada para a implementação de novas iniciativas surge na busca de melhoria de eficiência. A partir das práticas implementadas em relação aos elementos abordados, diretamente ligados à maturidade digital das empresas, notam-se sobreposições das variáveis, pelo fato de haver mais de uma perspectiva sobre uma mesma dimensão.
Ivančić, L., Vukšić, V. B., & Spremić, M. (2019). Mastering the digital transformation process: business practices and lessons learned. Technology Innovation Management Review, 9(2), 36–50. https://doi.org/10.22215/timreview/1217 Kane, G. C., Palmer, D., Phillips, A. N., Kiron, D., & Buckley, N. (2016). Aligning the organization for its digital future. MIT Sloan Management Review e Deloitte University Press. Kane, G. C., Palmer, D., Phillips, A. N., Kiron, D., & Buckley, N. (2015). Strategy, not technology, drives digital transformation. MIT Sloan Management Review e Deloitte University Press.