Resumo

Título do Artigo

ESTILOS E PAPÉIS DE LIDERANÇA NO CONTEXTO DA INDÚSTRIA DE MODA
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Palavras Chave

Liderança
Estilos de liderança
Papéis de liderança

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Comportamento Humano

Autores

Nome
1 - Luiz Henrique da Silva
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA - São Paulo
2 - Tatiana Ghedine
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) - UNIVALI
3 - Christiane Mendes Drozdek Pereira
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - BIGUAÇU

Reumo

Na indústria da moda, principalmente nas equipes de design de coleções, líderes são responsáveis por adotar novas tendências e desenvolver a inovação (Workman & Lee, 2017). As atividades de trabalho de equipes de moda são compostas por etapas que requerem informações e competências que demandam o envolvimento de diferentes indivíduos (Libânio & Amaral, 2017), tornando este processo altamente colaborativo e exigindo tomada de decisões coletivas (Paney, 2016), sendo o líder responsável pela condução destes processos.
Este artigo tem por objetivo identificar evidências de estilos e papéis de liderança na atuação de líderes de equipes de design de moda.
É possível considerar que os papéis dos líderes são influenciados em virtude de sua ênfase estabelecida, sendo esta ênfase, determinada pelo estilo de liderança adotado. Neste sentido, Quinn et al. (2003) classificaram oito papéis do líder (diretor, produtor, mentor, facilitador, coordenador, monitor, inovador e negociador) com foco na sua eficácia, especificando as principais funções e expectativas que podem ser experimentadas por um líder.
Utilizando-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e com estratégia de estudo de caso em um Grupo de moda de Santa Catarina, foram coletados dados através de entrevistas semiestruturadas e observação participante com 36 colaboradores de 6 equipes de design de moda em 5 marcas de roupas. As entrevistas foram transcritas na íntegra e classificadas em categorias de análise pré-definidas, seguindo os critérios de análise de conteúdo propostos por Bardin (2011). Para auxiliar neste processo foi utilizado o software de análise de dados ATLAS.ti, versão 8.
Os resultados apontam que os líderes E1L1, E2-2L1 e E5L1 possuem como ênfase de atuação o estilo de liderança democrático, o líder E4L1 o estilo de liderança liberal e o líder E6L1 uma similaridade entre os estilos de liderança autocrático e democrático. Quanto aos papéis de atuação, os líderes E1L1, E2-3L1 e E5L1 possuem maior utilização dos papéis de mentor e facilitador. O líder E4L1 apresenta apenas uma codificação para o papel de mentor e o líder E6L1 demonstra papéis de atuação para monitor e coordenador.
As evidências identificadas demonstram que líderes podem utilizar mais de um estilo ou papel de liderança na condução/execução das atividades laborais de suas equipes. Observou-se que determinados papéis e estilos podem ser aplicados a situações específicas ou combinados ao mesmo tempo, não sendo possível afirmar que um líder se utiliza exclusivamente de um estilo ou papel de liderança. Esta constatação corroborada com o modelo proposto por Quinn et al. (2003).
Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70. Libânio, C., & Amaral, F. (2017). Framework de gestão de design para a indústria do vestuário. Brazilian Business Review, 14(1), 1-20. Payne, A. (2016). Inspiration sources for australian fast fashion design: tapping into consumer desire. J. of Fashion Mark. Manag., 20(2), 191-207. Quinn, R., et al. (2003). Competências gerenciais: princípios e aplicações. Elsevier. Workman, J., & Lee, S. (2017). What do we know about fashion adoption groups? A proposal and test of a model of fashion adoption. Int. J. Consum. Stud., 41(1), 61-69.