Resumo

Título do Artigo

UAI?! QUAL O CAMINHO SE NÃO PODEMOS ABRIR O CONSERVATÓRIO? CONSEQUÊNCIAS DA PANDEMIA PARA AS ESCOLAS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho

Palavras Chave

Gestão de processos
Gestão escolar
COVID 19

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Leandro Divino Miranda de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Goiânia
2 - João Paulo Marra Dantas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração, Ciências Contáveis e Ciências Econômicas (FACE)
3 - MARIA SALETE BATISTA FREITAG
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS - FACE
4 - Marcos Inacio Severo de Almeida
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas (FACE)

Reumo

Este caso demonstrou o processo de mudança na realização de matrículas, renovações e cadastro de novos alunos do Conservatório de Ituiutaba, mediante a pandemia da Covid 19, que não permitia a abertura das escolas no Estado de Minas Gerais. O Conservatório de Ituiutaba é uma escola de ensino musical, mantida pelo Governo do Estado de Minas Gerais e administrado pela Secretaria Estadual de Educação, sendo regido pelo regimento escolar próprio. Com a pandemia, veio a necessidade de adaptação nos processos de matrículas, trazendo para o modo virtual, e conseguindo sobreviver ao “novo normal''.
Neste contexto, o caso de ensino tem como objetivo conduzir os alunos a refletir sobre esse novo processo de matrículas do Conservatório, identificando os benefícios e problemas decorrentes desse novo método de matrículas, renovações e cadastros de novatos, enxergando novas possibilidades e ferramentas para integração da comunidade escolar a esse trabalho online de matrícula.
Foram usadas fontes de dados primárias e secundárias sendo a situação verídica, retratando a realidade do Conservatório de Ituiutaba. Porém, foi necessário a criação de alguns diálogos de modo a enriquecer a escrita do caso de ensino. Em relação às fontes primárias foram realizadas entrevistas, conversas informais e trocas de mensagens por whatsapp com a Diretora e Vice-diretora do Conservatório. As fontes secundárias foram o site da escola, a documentação existente (o regimento escolar, a proposta pedagógica) e o acompanhamento das redes sociais do Conservatório durante a realização do caso.
Recomenda-se a aplicação do caso de ensino na graduação em Administração e na pós-graduação lato sensu em administração presencial ou remoto nas disciplinas de gestão de processos.
Conservatório de Ituiutaba. Disponível em Acesso em 31 de maio de 2021. OLIVEIRA, L. S. N. Informatização de escolas públicas: uma visão sobre as escolas públicas de Valença. Monografia (Licenciatura em computação). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA, Valença, 2017. SILVA, J. (2014). Gestão por processos em organizações públicas: uma análise sobre obstrutores e facilitadores do mapeamento de processo em organizações públicas. Dissertação (Mestrado em Administração). FGV, Rio de Janeiro, 2014.