Resumo

Título do Artigo

O PROCESSO DE MENSURAÇÃO DE IMPACTO EM NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL (NIS)
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Palavras Chave

Empreendedorismo Social
Negócios de Impacto Socioambiental
Mensuração de Impacto

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Francesca Neira Del Ben
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Porto alegra
2 - Bruno Anicet Bittencourt
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) - Escola de Gestão e Negócios - EGN
3 - Daiane Mulling Neutzling
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - PPG ADMINISTRAÇÃO

Reumo

A partir de um movimento de empresas que buscam ressignificar e questionar a visão do sistema econômico vigente, o qual busca apenas o lucro para os acionistas, emergem os Negócios de Impacto Socioambiental (NIS). Esses negócios tem como objetivo promover impacto positivo em todo o seu ecossistema, isto é, gerar valor para todos os stakeholders envolvidos nos processos das empresas. Dessa forma, ao passo que esses negócios buscam resolver os problemas sociais e ambientais, também geram lucro.
Com o avanço desses negócios e os efeitos ocasionados pela pandemia, surge a necessidade de entender e mensurar melhor o impacto desses negócios, para que não ocorra o impact washing, que é a promoção e legitimação de uma empresa com a apresentação de resultados insuficientes. Através dessa conjuntura, este estudo tem como objetivo analisar, no contexto brasileiro, o processo de mensuração de impacto em NIS.
A avaliação de impacto proporciona uma gestão mais eficiente, bem como um aperfeiçoamento dos projetos em si (LAZZARINI E BARKI, 2019). Entretanto, a grande dificuldade de mensuração de impacto nos NIS é ter uma ferramenta única que seja abrangente e acessível para os diferentes contextos das empresas (HADAD; GAUCA, 2014). Além disso, outra adversidade é ter uma unicidade dentro da literatura sobre o termo de avaliação de impacto, visto que atualmente existem inúmeras visões a partir desse tema (BAUR, 2010).
Utilizou-se como escopo de pesquisa a certificação do Sistema B, que é reconhecida como uma forma de mensuração de impacto socioambiental, tal como de legitimação das empresas. (RODRIGUES; COMINI, 2019). Essa pesquisa visa contribuir com uma análise crítica da mensuração de impacto, para que os NIS alcancem os objetivos de impacto da melhor forma, operando e tomando decisões mais favoráveis para o desempenho dos negócios (CRUCKE; DECRAMER, 2016).
Para tanto, foram realizadas 14 entrevistas, que foram divididas em duas etapas. A primeira, com especialistas do Sistema B, que possibilitou uma visão mais panorâmica sobre a certificação, bem como o entendimento de quais são os maiores desafios e benefícios. Na segunda etapa, foi feita uma coleta com NIS certificados e NIS não certificados para ter uma compreensão da mensuração na prática em diferentes realidades. Portanto, a partir das entrevistas foi elaborada uma análise de dados que permitisse, a partir do referencial teórico, alcançar o objetivo da pesquisa.
foi possível entender as etapas, categorias e os elementos principais do processo de mensuração, como também propor um novo modelo de mensuração de impacto. Além disso, encontrou-se que a validação do propósito da empresa e a evolução dos processos são os principais drivers para que os negócios estruturem a sua mensuração. Com isso, conclui-se que os processos de mensuração de impacto são imprescindíveis para os NIS, uma vez que é a partir deles que o propósito é legitimado, bem como é por meio da mensuração que é possível compreender e melhorar o impacto gerado.
LAZZARINI, Sergio G. The measurement of social impact and opportunities for research in business administration. Revista de Administração, [São Paulo], v. 53, n. 1, p. 134-137, 2018. MARTÍ, Ignasi. Transformational business models, grand challenges, and social impact. Journal of Business Ethics, [Wiesbaden], v. 152, n. 4, p. 965-976, 2018. PETRINI, Maira; SCHERER, Patricia; BACK, Lea. Business model with a social impact. Revista de Administração de Empresas, [São Paulo], v. 56, n. 2, p. 209-225, 2016. STUBBS, Wendy. Sustainable Entrepreneurship and B Corps. Business Strategy & the Environm