Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS PARA O CARGO DE ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO NA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA
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Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Competências Individuais
Administração Pública

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Jander Ângelo Diogo Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF) - Campus Juiz de Fora
2 - JULIANA SARAIVA MOREIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Diretoria de Material
3 - Odemir Vieira Baeta
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Diretoria)

Reumo

A presente pesquisa surgiu do interesse de levantar as competências necessárias para o cargo de Assistente em Administração na Universidade Federal de Juiz de Fora, mais especificamente a Coordenação de Administração de Pessoal, pertencente à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas. Isto se deve à necessidade de cumprir com o propósito da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, que definiu diretrizes como o plano de desenvolvimento de pessoas com foco nos resultados, identificar as prioridades de capacitação dos servidores e alinhar as competências requeridas aos objetivos organizacionais.
O objetivo do trabalho foi identificar as competências essenciais para as funções exercidas pelos Assistentes em Administração na Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) da Universidade Federal de Juiz de Fora, mais especificamente a Coordenação de Administração de Pessoal (CAP). Desta forma, buscou-se verificar as atribuições dos ocupantes do cargo, averiguar quais são as atividades realizadas na CAP/PROGEPE. a dinâmica de trabalho no setor e identificar as competências consideradas como fundamentais para os servidores na CAP, propriamente dito.
Os estudos sobre o tema competências podem ser agrupados em duas correntes. A primeira, norte-americana, classifica competência como o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que o indivíduo possui para executar um trabalho com nível superior de performance (DUTRA, 2017). Para a segunda, francesa, só há competência a partir de uma ação, traduzida em saber mobilizar e aplicar o repertório de recursos disponíveis em diferentes contextos (CARBONE et al., 2011). Para os brasileiros, competência é a combinação sinérgica do CHA com a ação, transformando-se em resultados (RUAS, 2005).
Para realização desta pesquisa, optou-se como estratégia o estudo de caso único, o qual é considerado mais adequado ao se observar um certo fenômeno (YIN, 2015). Com abordagem qualitativa/descritiva, adotou-se como coleta de dados a pesquisa documental, observação não participante e entrevista semiestruturada com 17 profissionais. Verificou-se as condições do ambiente de trabalho e fatores motivacionais que interferem na mobilização das competências. Para verificação do que foi levantado, utilizou-se a técnica análise de conteúdo proposta por Bardin (2011), para avaliação das informações.
Os resultados encontraram permitiram identificar 10 competências essenciais para o cargo de Assistente em Administração na Coordenação, descritas sob a forma de comportamentos observáveis no trabalho, juntamente ao conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias. Para tanto, foram observadas as orientações de Carbone et al. (2011) e Brandão (2017), os quais apontam que as competências devem ser descritas como referencial de comportamentos esperados no trabalho e que possam ser observados.
A apresentação das competências individuais ocorreu após a análise e discussão de todas as informações levantadas pelos métodos de coleta – análise documental, entrevistas e observação não participante - e também a apreciação dos objetivos estratégicos da CAP/PROGEPE e da UFJF. O esforço empregado possibilitou a descrição das competências em forma de comportamentos observáveis no trabalho, considerando-se em conjunto às dimensões do CHA e as instruções dos autores sobre sua construção, as quais deverão ser absorvidas pelos servidores da Coordenação para a melhor condução dos trabalhos.
BRANDÃO, Hugo Pena; BAHRY, Carla Patrícia. Gestão por competências: métodos e técnicas para mapeamento de competências. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 56, n. 2, p. 179-194, 2005. DUTRA, Joel Souza. Competências – Conceitos, Instrumentos e Experiências. São Paulo: Atlas, 2017. LE BOTERF, Guy. Desenvolvendo a Competência dos Profissionais. Tradução Patrícia Chittoni Ramos Reuillard. Porto Alegre: Artmed, 2003. ZARIFIAN, Philippe. Objetivo competência: por uma nova lógica. Tradução Maria Helena C. V. Trylinski. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2011. 197 p. Reimpressão.