Resumo

Título do Artigo

“AS MÚLTIPLAS FACES DOS CONTRATOS”: ENSAIO TEÓRICO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA MULTIDIMENSIONAL E MULTIPARADIGMÁTICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Contratos
Relações Contratuais
Multidimensionalidade dos contratos

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Abordagens e Teorias organizacionais Contemporâneas

Autores

Nome
1 - Sílvia Letícia Trevisan
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - Campus Santa Cruz
2 - LUCIANO FERREIRA DE LIMA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE (UNICENTRO) - GUARAPUAVA - CAMPUS SANTA CRUZ

Reumo

Este ensaio teórico busca promover uma discussão acerca da multidimensionalidade dos contratos, a partir da visualização de suas “múltiplas faces”, com base em diferentes teorias e paradigmas. Esta análise visa: dialogar a respeito dos aspectos formais e informais dos contratos; oferecer uma visão holística do fenômeno, a partir de diferentes dimensões: jurídica, econômica, sociológica e ético-política; fomentar futuras discussões a partir de múltiplas teorias e múltiplos paradigmas (funcionalista; interpretativista; humanista radical; estruturalista radical) sobre a temática.
Problema de pesquisa do ensaio teórico: como os contratos podem ser observados a partir de uma perspectiva multidimensional e multiparadigmática? Objetivo do ensaio teórico: promover uma discussão acerca da multidimensionalidade dos contratos, a partir da visualização de suas “múltiplas faces”, com base em diferentes teorias e paradigmas.
A fundamentação teórica foi construída em paralelo com a discussão do ensaio. Para a análise funcionalista, as dimensões envolveram as seguintes teorias: jurídica - Teoria do Formalismo Legal; econômica - Teoria dos Custos de Transação e Visão Baseada em Recursos; ético-política - Teoria da Dependência de Recursos e Teoria dos Stakeholders; sociológica - Institucionalismo Organizacional de Base Sociológica. Para a análise dos paradigmas interpretativista, estruturalista radical e humanista radical, a análise foi embasada em Burrel e Morgan (1979), fundamentando a reflexão multiparadigmática.
Na perspectiva funcionalista, discutiu-se as dimensões contratuais (jurídica, econômica, ético-política, sociológica), embasadas em suas múltiplas teorias de apoio, destacando a função dos contratos a partir destas lentes teóricas. Com relação aos demais paradigmas, foram relacionadas às metáforas propostas por Burrel e Morgan (1979): interpretativista (contrato como símbolo subjetivo); estruturalista radical (contrato como instrumento de dominação); humanista radical (contrato como prisão psíquica). Neste sentido, contruiu-se uma discussão multi-teórica e multiparadigmática.
Os construtos das diferentes teorias e dos diferentes paradigmas proporcionaram uma visão holística dos contratos, ultrapassando a concepção tradicional, unidimensional. A partir da argumentação, buscou-se proporcionar ao leitor a noção da multidimensionalidade dos contratos e ainda, promover uma reflexão além do paradigma dominante, abordando de forma fundamentada a complexidade das relações contratuais, em seus aspectos formais e informais. Neste sentido, os contratos podem ser concebidos como o bloco básico da sociedade e configuram-se como artefatos sociais, permeando as relações humanas.
AALBERS,2010 BARNEY,1991 BARNEY;HESTER,1999 BERGER;LUCKMANN, 2014 BURRELL;MORGAN,1979 CHILD,1972 COMMONS,1924 DIMAGGIO;POWELL,1983 DONALDSON;PRESTON,1995 EDELMAN,2004 EDELMAN et al,1999 EVAN;FREEMAN,1993 FONSECA,2003 FOSS;STIEGLITZ,2011 FREEMAN,1984 FREEMAN;MCVEA,2001 FRIEDLAND;ALFORD,1991 GUARIDO,2008 LIMA,2017 MAGRO; LAVARDA,2014 MACAULAY,1963 MENEGHETTI,2011 MONTEIRO,2003 MORGAN,2005 NORTH,2006 PAIVA et al,2008 PESSALI,1998 PFEFFER;SALANCIK,1978 REUER;ARIÑO,2007 ROSSETTO;ROSSETTO,2005 STIEB,2009 SUCHMAN,2003 SUCHMAN;EDELMAN,1996 THOMPSON,1967 WILLIAMSON,1981 ZANINI; MIGUELES,2019