Resumo

Título do Artigo

EXPLORANDO OS EFEITOS DA DISPONIBILIDADE DAS TICS NOS RESULTADOS DO ENEM POR ESCOLA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Tecnologias de Informação e Comunicação
Desempenho escolar
ENEM

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Claudio Gomes
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
2 - Adriana Backx Noronha Viana
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração

Reumo

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem contribuído no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Essas tecnologias, além de seu indiscutível status como o principal meio de acesso ao conhecimento, também têm um papel importante na mudança da maneira de ensinar e de aprender nas sociedades complexas, globalizadas e interconectadas dos dias hoje (Román & Murillo, 2014). A literatura acadêmica oferece uma ampla gama de estudos sobre os efeitos das TICs no desempenho escolar. Porém, não há consenso sobre o efeito causal das TICs no desempenho educacional (Ferraro, 2018).
Diante dos resultados divergentes de estudos empírico anteriores e da ausência de trabalhos explorando os efeitos das TICs tanto na residência dos alunos como nas escolas no Brasil, tem-se como questão de pesquisa: Quais os efeitos das TICs disponíveis nas escolas e na residência dos estudantes em seu desempenho escolar? Deste modo, este estudo tem como objetivo avaliar se a disponibilidade das TICs nas escolas públicas e na residência de seus estudantes que participaram da prova do ENEM têm efeito sobre o desempenho acadêmico medido por intermédio da nota média do ENEM por escola.
Uma das áreas mais favorecidas pelas TICs é a educacional. Quando usadas apropriadamente, as TICs podem promover o acesso à educação e melhorar a qualidade do ensino. A incorporação das TICs no ambiente educacional tem conduzido a transformações no processo de ensino-aprendizagem. O desempenho processo educativo tem sido tema de vários estudos publicados nas últimas décadas, a grande maioria desses estudos consideram que os resultados dos estudantes em testes padronizados é uma medida apropriada do desempenho do processo educativo (Hanushek, 1979).
A pesquisa utiliza a abordagem quantitativa e usa dados secundários de três fontes de dados do coletadas do site do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira): ENEM por escola, Censo Escolar 2015 e ENEM 2015. Os dados das escolas públicas, relativos ao ano de 2015, foram tratados e agregados por meio do software R e analisados por intermédio de regressão linear múltipla utilizando do software IBM SPSS.
Verificou-se que a disponibilidade de computador e de celular na residência dos alunos e a disponibilidade de computador nas escolas são positiva e significantemente associadas com a nota média do ENEM por escola. Além disso, o efeito dessas variáveis sobre o desempenho escolar é relevante. As outras variáveis que mensuram a disponibilidade das TICs, o acesso à Internet na residência dos alunos e na escola e a disponibilidade da banda larga nas escolas não apresentam uma associação significativa com a nota média do ENEM por escola.
Os resultados obtidos evidenciam que a disponibilidade de celular e de computador na residência dos estudantes e de computador nas escolas exerce efeito positivo no desempenho escolar, mensurado por meio da nota média do ENEM por escola. Essa constatação está em linha com pesquisas empíricas anteriores, como os estudos de Aristizabal et al. (2012) e de Román e Murillo (2014). Além disso, a inclusão da renda familiar e do nível educacional dos pais,como variáveis de controle, assegura que os resultados obtidos não foram influenciados por esses fatores.
Ferraro, S. (2018). Is information and communication technology satisfying educational needs at school? Computers and Education, 122(May 2017), 194-204. Hanushek, E. A. (1979). Conceptual and Empirical Issues in the Estimation of Educational Production Functions. The Journal of Human Resources, 14(3), 351-388. Román, M., & Murillo, F. J. (2014). Disponibilidad y uso de TIC en escuelas latinoamericanas: incidencia en el rendimiento escolar. Educação e Pesquisa, 40, 879-895.