Resumo

Título do Artigo

Mapeamento da Produção Científica Internacional e Tendências Emergentes sobre Marketing Verde e Marketing Sustentável
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Marketing verde
Marketing sustentável
Bibliometria

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Gestão Ambiental

Autores

Nome
1 - Waleska Yone Yamakawa Zavatti Campos
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração (IAG)
2 - Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração (IAG)
3 - Marcos Cohen
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração
4 - LUCIANA APARECIDA BARBIERI DA ROSA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas
5 - Clandia Maffini Gomes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

A sustentabilidade é questão essencial para empresas que desejam atuar por meio da Responsabilidade Social Corporativa. Por outro lado, algumas organizações ainda não foram capazes de estabelecer uma estratégia relacionada à sustentabilidade corporativa, e, portanto, acreditam que a associação entre sustentabilidade e gestão estratégica, de modo que o sucesso no enfrentamento dos desafios ambientais e sociais deve ser viabilizado pela integração bem-sucedida entre estratégia organizacional e práticas de sustentabilidade corporativa corporativa.(Engert & Baumg 2016; Hahn, 2013).
Diante da estreita relação entre estratégias corporativas, funções e áreas organizacionais e sustentabilidade, esta pesquisa foi orientada pelo seguinte problema de pesquisa: como se configura o campo de pesquisa internacional acerca de marketing verde e marketing sustentável? Para tanto, este trabalho possui como objetivo geral elaborar um estudo bibliométrico sobre marketing verde e sustentável no cenário acadêmico internacional.
A fundamentação téorica está alicerçada no estudo das temáticas Marketing Verde e Marketing Sustentável.
Os resultados encontrados na distribuição temporal dos estudos permitem afirmar que a área de pesquisa em marketing verde e sustentável encontra-se em processo de proeminente expansão no mundo. Os Estados Unidos apresentam o maior número de publicações sobre a temática pesquisada (31,82% do total de 374 trabalhos). Os cinco assuntos ou palavras-chave mais relevantes nesse campo são green brand image, eletronic product, greenwash, carbon neutrality, green brand equity.
Este trabalho teve como objetivo efetuar o levantamento bibliométrico em face do comportamento do campo de pesquisa sobre marketing verde e marketing sustentável no cenário de pesquisa internacional, por meio da base de dados Web of Science, o que permitiu responder adequadamente ao problema de pesquisa sobre como se configura o campo de estudos internacional acerca de marketing verde e marketing sustentável.
De Jong, M. D. T., Harkink, K. M., & Barth, S. (2018). Making Green Stuff? Effects of Corporate Greenwashing on Consumers. Journal of Business and Technical Communication, 32(1), 77–112. https://doi.org/10.1177/1050651917729863 Groening, C., Sarkis, J., & Zhu, Q. (2018). Green marketing consumer-level theory review: A compendium of applied theories and further research directions. Journal of Cleaner Production, 172, 1848–1866. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2017.12.002