Resumo

Título do Artigo

O Aprender Sustentabilidade nas Práticas na Colheita de uma Empresa de Base Florestal.
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Palavras Chave

Sustentabilidade
Aprendizagem para a sustentabilidade
Estudos baseados em práticas

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - KATIA CYRLENE DE ARAUJO VASCONCELOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - ppgadm - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
2 - Annor da Silva Junior
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES) - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

Diante dos desafios que a sustentabilidade traz para a sociedade, pensar na aprendizagem somente em uma perspectiva cognitiva é restringir o debate existente. Argumenta-se que a aprendizagem no contexto da sustentabilidade implica centrar nos fazeres e saberes construídos com pessoas, afastando-se do caráter instrumental. Assim, a visão até então predominante de aprendizado pela cognição e a busca do processamento de informação é deslocada para o entendimento da aprendizagem como um processo de participação e interação, associada a uma prática desenvolvida por um grupo.
Com o propósito de responder à questão central desse estudo – “Como o aprendizado da sustentabilidade acontece no contexto das práticas de colheita de uma empresa de base florestal?” buscou-se mapear e contextualizar as formas pelas quais o conhecimento sobre sustentabilidade é gerado e disseminado e as práticas que favorecem ao aprendizado da sustentabilidade.
Com base na revisão de literatura, argumenta-se que o debate na área de estudos da aprendizagem para a sustentabilidade ainda está sustentado em proposições prescritivas, instrumentais e de caráter cognitivista. Discute-se ainda, que a aprendizagem organizacional não pode ser focalizada na mudança da maneira de pensar dos indivíduos, mas no contexto organizacional e em seus padrões de participação e interação, reconhecendo a vida social, seu contexto, história, tempo, espaço e linguagem, tendo todos esses elementos um valor significativo e estando todos imbricados no processo de aprender.
Conduziu-se uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo sendo utilizado como estratégia o estudo de caso único (FLICK, 2004; STAKE, 2016). Adotou-se como recurso metodológico a triangulação de dados, tendo por instrumentos de coleta: a entrevista individual, a observação direta e a pesquisa documental. Optou-se por analisar os dados construídos a partir da análise temática de narrativas (RIESSMAN, 2008). A pesquisa foi realizada em uma das operações de colheita situada na Região Sudeste do Brasil de uma empresa que possui a sustentabilidade como central em sua estratégia de negócios.
Identificou-se uma conjugação de mecanismos institucionais e de práticas estabelecidas pelos profissionais que atuam nas operações florestais. Não obstante os mecanismos institucionais da empresa estarem estruturados para disponibilizar um corpo de conhecimento sobre sustentabilidade, prevendo mudança dos indivíduos para um patamar mais relacional, autônomo e com visão integrativa por meio de processos cognitivos de interpretação, foi nos espaços de interação, que identificou-se que, no contexto da colheita , o conhecimento não é ativo localizado nas mentes e sim atividade de participação.
Associado aos mecanismos da empresa para a disseminação do conhecimento sobre sustentabilidade, um processo de construção social que acontece nas comunidades ocupacionais tem possibilitado o aprendizado de novos modos de trabalho, sustentados por um entrelaçamento de práticas de planejamento, segurança e práticas discursivas que possibilitam a ampliação da participação e o ativamento de um conhecimento na prática e, por meio delas, esse grupo tem experimentado, em seu fazer diário, elementos centrais da sustentabilidade incorporando-os em suas rotinas de trabalho e tomadas de decisão.
GHERARDI, S.; COZZA, M.; POGGIO, B. Organizational members as storywriters: on organizing practices of reflexivity. The Learning Organization, [S.l.], v. 25, n. 1, p. 51-62, 2018. GHERARDI, S. From organizational learning to practice-based knowing. Human relations, London, v. 54, n. 1, p. 131, 2001. GHERARDI, S. Knowing and learning in practice-based studies: an introduction. The Learning Organization, [S.I.], v. 16, n. 5, p. 352-359, 2009. WALS, A. E.J.; BENAVOT, A. Can we meet the sustainability challenges? The role of education and lifelong learning. European Journal of Education, [S.l.], v