Resumo

Título do Artigo

Uso de um modelo de desenvolvimento dinâmico adaptativo (DDA) como ferramenta para a orientação estratégica em organizações do setor aeroespacial
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estratégia tecnológica
Capacidades dinâmicas
Incerteza

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Dinah Eluze Sales Leite
Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Pós Graduação - Doutorado
2 - Milton de Freitas Chagas Junior
-

Reumo

As dinâmicas estratégicas em organizações do setor aeroespacial envolvem grandes incertezas. As organizações realizam múltiplos investimentos em projetos de pesquisa e desenvolvimento, mas têm dificuldades em prever retornos econômicos e científicos. A estratégia tecnológica, fortemente relacionada ao retorno dos investimentos, podem impactar o crescimento e a sustentabilidade das organizações. As pesquisas relacionadas aos fatores estratégicos envolvem a visão baseada em recursos, a compreensão do sucesso dos investimentos, do crescimento e da perpetuidade da organização.
Problemas relacionados à falta de flexibilidade são bastante comuns. Frente às dificuldades de mudar as posturas estratégicas em relação à competitividade global e mudanças, os tomadores de decisão perceberam a necessidade de combater a rigidez da estratégia corporativa. O artigo tem o objetivo de explorar as condições de flexibilidade no desenvolvimento da estratégia tecnológica que pode influenciar um portfólio de tecnologias em um horizonte de longo prazo e múltiplas incertezas na indústria aeroespacial, ampliando o alcance das informações.
As capacidades dinâmicas fundamentam o desenvolvimento estratégico das organizações assegurando a agilidade necessária para lidar com incertezas e explicam como as organizações se adaptam e reconfiguram suas capacidades dinâmicas e operacionais para responderem e se anteciparem às mudanças. O estudo também considera a combinação das lógicas indutiva e abdutiva, para lidar com a incerteza no ambiente de P&D. O planejamento de cenários também é explorado, por constituir uma metodologia essencial para a análise prospectiva.
O método definido para este estudo de casos múltiplos é a abordagem “Design Science”. Através do desenvolvimento e da aplicação de um artefato, busca-se gerar conhecimento científico sobre a seleção de tecnologias em organizações da indústria aeroespacial.
O estudo de casos representa uma oportunidade para aplicar e analisar os benefícios do modelo proposto e para melhorar a compreensão da influência das incertezas nos processos de tomada de decisão. Para melhorar a compreensão da definição de portfólios tecnológicos, a estratégia para o desenvolvimento de tecnologias de projetos no setor aeroespacial foi detalhada por meio de pesquisas e entrevistas, na Embraer. Foram analisados os projetos Fly-by-wire - retrospectivo, e Sky – prospectivo, quanto às incertezas, propriedades emergentes e desenvolvimento de capacidades dinâmicas.
Este artigo busca melhorar o nível de confiança dos processos de tomada de decisões em organizações do setor aeroespacial, por meio da expansão do conceito “generative sensing” para “generative sensing and seizing”, que inclui o planejamento de cenário associado às métricas de TRL. Esta abordagem pode melhorar as decisões em condições de incerteza. Nessas condições, os tomadores de decisões buscam conectar a estratégia tecnológica com a agilidade organizacional. Grandes oportunidades e inovações podem surgir em ambientes incertos, exigindo mudanças organizacionais rápidas.
As referencias que ancoram o desenvolvimento do trabalho são: Dong, A., Garbuio, M., & Lovallo, D. (2016); Eisenhardt, K. M., & Martin, J. A. (2000); Godet, M. (1983); Haasnoot M., Kwakkel J. H., Walker, W., & ter Maat, J. (2013); Mankins, J. C. (2009); Peirce, C. S. (1974, 1998); Penrose, E. T. (1959); Schoemaker, P. J. H. (1995); Schwartz, P. (1991, 2008); Simon, H. A. (1996); Teece, D. J., Pisano, G., & Shuen, A. (1997); Van der Heijden, K. (2005); Wack, P. (1985).