Resumo

Título do Artigo

ORGANIZAÇÕES HÍBRIDAS E LÓGICAS INSTITUCIONAIS: UM ENSAIO TEÓRICO
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Palavras Chave

Organizações híbridas
Lógicas institucionais
Sustentabilidade

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

Autores

Nome
1 - Cristiane Melchior
-
2 - Fernanda Lutz
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - PPGA
3 - Maira Petrini
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL (PUCRS) - Faculdade de Administração

Reumo

A sociedade contemporânea tem, cada vez mais, pressionado empresas tradicionais para que produzam valor social além de valores financeiros. Suas atividades, por meio da Responsabilidade Social Corporativa (RSC), não parecem ser suficientes para suprir as demandas da sociedade que exige novos caminhos para as corporações. Algumas organizações se apoiam no conceito de Triple Bottom Line (TBL), composto pelos pilares ambientais, sociais e financeiros, como uma forma de criar valor aos seus negócios e atender às demandas sociais (PIRSON, 2012).
O presente estudo utiliza-se da pesquisa bibliográfica para contribuir com a literatura sobre organizações híbridas e lógicas institucionais concentrando-se na resposta da questão: a partir da lente teórica das lógicas institucionais, como as organizações tradicionais podem se inspirar nas organizações híbridas para ir além da RSC e transformar-se, de fato, em empresas sustentáveis?
: Inicialmente apresenta-se a teoria institucional e a lógica que norteia o comportamento das instituições, trazendo assim uma maior compreensão sobre como as organizações são moldadas e operam de acordo com as instituições dominantes em seus campos de atuação. No capítulo seguinte demonstra-se que, apesar da influência das lógicas institucionais, há um reconhecimento de empresas que conseguem desenvolver estratégias inovadoras e atingir seus múltiplos objetivos.
Finalizaremos este trabalho com a discussão sobre práticas que podem auxiliar as empresas tradicionais a se direcionarem a lógicas socialmente responsáveis. Battilana (2018) analisa como empresas sociais podem ajudar as corporações com suas necessidades internas e externas, aumentando seus impactos positivos nas comunidades, sem abdicar de seus resultados financeiros. Ao integrar as considerações de consumidores, ambiente e lucro dentro das corporações, há um potencial de contribuições para a sociedade além da geração de lucro.
Nesta pesquisa destacamos como as organizações tradicionais podem se inspirar em organizações híbridas para ir além da RSC e transformar-se, de fato, em empresas sustentáveis. Assim, propõe-se a internalização dos objetivos sociais ou ambientais nas suas estratégias. Para que isso seja possível, sugere-se que as práticas tradicionais se aproximem das necessidades sociais, desenvolvendo assim ações específicas à realidade pretendida.
BANERJEE, Subhabrata Bobby. Corporate social responsibility: The good, the bad and the ugly. Critical sociology, v. 34, n. 1, p. 51-79, 2008. BATTILANA, J. Cracking the organizational challenge of pursuing joint social and financial goals: Social enterprise as a laboratory to understand hybrid organizing. M@n@gement, v. 21, n. 4, p. 1278-1305, 2018. PIRSON, M. Social entrepreneurs as the paragons of shared value creation? A critical perspective. Social Enterprise Journal, v. 8, n. 1, p. 31-48, 2012.