Resumo

Título do Artigo

A EXPRESSÕES DO “GIRL POWER” NA SÉRIE GAME OF THRONES
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Palavras Chave

consumo cultural
girl power
Game of Thrones

Área

Marketing

Tema

Cultura e Sociedade

Autores

Nome
1 - Fernanda de Aguiar Zanola
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Daniel Carvalho de Rezende
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia

Reumo

A cultura possui diferentes significados de acordo com o contexto que é empregado. Assim será considerada como o conjunto características semelhantes, que a partir de seus domínios conseguem alterar diversos aspectos do espaço social. Desta maneira, torna-se impraticável entender as relações de consumo sem compreender os significados que estes atribuem às posses. Essa relação é amparada devido as características pós-modernas que alteram os quadros de referência que proporcionam formas de identificação estáveis no mundo social.
Acredita-se que a série televisiva Game of Thrones auxília na construção da identidade de seus fãs. Com base nessa premissa, tem-se como objetivos: (i) conhecer os aspectos da série (ii) e dos projetos de identidade dos participantes da pesquisa que se relacionam às questões do empoderamento feminino observados na série Game of Thrones. Com base no exposto, os resultados alcançados serão interpretados à luz de estudos culturais do consumo, que serão discutidos no primeiro item do referencial teórico.
O ato de adquirir um bem ou serviço, em muitas situações, é interpretado apenas como meio para sanar necessidades utilitárias. Isto ocorre, pois, a compra de um item e os significados adicionados a ele, não terminam com a aquisição do bem. O cenário pós-moderno estimulou os indivíduos a experimentarem práticas de consumo existentes em todo o globo elaborando uma reconexão entre as sociedades modernas. Além disso, o consumo tornou-se um mecanismo poderoso que fomentam a reprodução social, criando forças que influenciam modos de pensamento, desejo, práticas e ações tornando-as naturais.
O estudo tem caráter qualitativo e descritivo. Para tanto, tornou-se necessário munir-se de recursos interpretativistas para perceber o objetivo. Foram realizadas entrevistas individuais em profundidade. Desse modo, a partir das 34 entrevistas totais realizadas foram selecionadas 15 participantes, que no decorrer de seus discursos mencionaram aspectos relevantes para a construção deste estudo. A realização das entrevistas ocorreu por meios presenciais e virtuais (Skype). Para analisar os dados, optou-se pela utilização da técnica Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2009).
Na série em questão, os símbolos que remetem a força da mulher estão ligados ao enredo de três personagens especificas e a partir da assimilação de símbolos da série em suas identidades. Assim, possibilita a politização da subjetividade, tornando os entrevistados capazes de fomentar características de sua identidade. A partir dessa abstração, reforça-se que este campo altera as narrativas da vida, forma novas experiências de consumo, reforça laços sociais, afetivos, intensifica a busca por status e define limites de interpretações compartilhadas da realidade social.
A série é caracterizada como uma criação fantástica. Porém, transmite características que são parte das relações humanas, possuindo atribuições que remetem à realidade. Isso ocorre a partir da assimilação de símbolos que se manifestaram nos enredos de personagens que externalizam atributos relativos ao empoderamento feminino. Além disso, os entrevistados expressam o desejo por desenvolver ou aprimorar características relacionadas ao “girl power” em sua identidade. Encontram na série pontos focais para arquitetar narrativas que consolidam aspectos capazes de fomentar sua identidade.
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