Resumo

Título do Artigo

A Sociomaterialidade do Empreendedorismo: Perspectivas e Desafios para o Empreendedorismo Cultural
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Palavras Chave

Sociomaterialidade
Empreendedorismo
Cultura

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Márcia Luiza Freitas Ganem
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Administração
2 - Eduardo Paes Barreto Davel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EA

Reumo

A sociomaterialidade tem sido um tema importante no campo dos Estudos Organizacionais, muito esforço tem sido feito para avançar na superação da dicotomia entre social e material, investigando muitos âmbitos da sociomaterialidade no contexto organizacional, vista como: tecnologia (Leonardi & Barley, 2008, 2010; Leonardi et al., 2012; Orlikowski, 2007), objetos, artefatos (Carlile et al., 2012); empreendedorismo (Gorling & Rehn, 2008), considerando ser ela um todo estratégico para pensar o futuro do desenvolvimento das economias criativas e culturais.
A sociomaterialidade ainda é incipiente no campo de pesquisa sobre o empreendedorismo e inexistente quando se trata das pesquisas sobre empreendedorismo cultural. O objetivo desta pesquisa é revisar e discutir a produção acadêmica existente sobre a sociomaterialidade do empreendedorismo - em especial o empreendedorismo cultural, incorporando os avanços teórico-conceituais alcançados no campo dos Estudos Organizacionais e Culturais.
A chamada “virada material” tem ocorrido em distintos momentos de diferentes campos do saber, como a Sociologia, a Economia e a Administração, caracterizada pela incorporação e o refinamento de estudos que evidenciam a relevância das dimensões materiais das atividades e interações humanas (Barad, 2003; Orlikowski, 2007). A materialidade do ponto de vista organizacional, é entendida como os artefatos materiais existentes em uma organização que possibilita o desenvolvimento das atividades dos seres humanos (Leonardi, 2012).
Os resultados da pesquisa estruturam-se em três momentos. No primeiro momento, as pesquisas que relacionam empreendedorismo com sociomaterialidade são sistematizadas. No segundo momento, as teorias sociais e organizacionais sobre sociomaterialidade são discutidas para se averiguar o potencial de contribuição para o avanço do conhecimento para as pesquisas sobre empreendedorismo com base na sociomaterialidade. No terceiro momento, as novas vertentes para a pesquisa futura sobre empreendedorismo e sociomaterialidade são debatidas.
A dimensão cultural da sociomaterialidade é reconhecida como promissora para aprofundamento e contribuição para o avanço conceitual do empreendedorismo cultural. Neste sentido, os resultados desta pesquisa se convertem em propostas conceituais e reflexivas para melhor conectar a sociomaterialidade com o empreendedorismo cultural, traz à tona novas reflexões de como a sociomaterialidade, vai gerar ações e proposições em diferentes níveis de trocas, alianças e fortalecimento de empreendimentos culturais.
Gherardi, S., & Perrotta, M. (2013). Doing by investing theh way of doing: Formativeness as the linkage of meaning and matter. In P. R. Carlile, D. Nicolini, A. Langley, & H. Tsoukas (Eds.), How Matter Matters: Objects, Artifacts, and Materiality in Organization Studies. Oxford: Oxford University Press. Görling, S., & Rehn, A. (2008). Accidental ventures--A materialist reading of opportunity and entrepreneurial potential. Scandinavian Journal of Management, 24(2), 94-102. Ingold, T. (2000). Making culture and weaving the world. In P. Graves-Brown (Ed.), Matter, Materiality and Modern Culture.