2 - Giovanni Palmeri Junior CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - Pinheiros
Reumo
1 INTRODUÇÃO
1.1 Contextualização
Esse estudo foi realizado no formato de relato técnico. Conforme exemplificaram Biancolino et al. (2012) o relato técnico procura descrever uma experiência ocorrida na empresa de forma a realizar uma pesquisa aplicada ou uma produção técnica, com embasamento científico e metodológico. Ainda segundo o Autor, esse método considera diversas informações aprofundadas, contextuais e holísticas para buscar uma resposta para a situação-problema, vislumbrando alcançar resultados práticos.
Esse relato técnico tem como finalidade responder a seguinte pergunta: Como a i
2.1 Caracterização da Empresa
A empresa a ser estudada será denominada “empresa P”, a qual está sediada na região sul do Estado de São Paulo. O ramo de atividade da empresa é de tecnologia e simuladores de trânsito, com desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis – conforme CNAE. Sua atividade consiste em ofertar software e hardware de simuladores de trânsito (carro, moto, caminhão, empilhadeira) para formação e educação de condutores. A organização conta com um quadro de 289 colaboradores, conforme organograma abaixo:
Figura 1 – Organograma Empresa “P”
FONT
A empresa “P” vive um momento de revisão de processos com foco em diminuição de custos, a instabilidade do mercado regulatório de tecnologia e trânsito no qual a mesma está inserida faz com que essa reestruturação seja necessária para a sua sobrevivência. Estima-se que com esse novo cenário de mudanças o mercado de simuladores de trânsito diminua em torno de 35% de tamanho, ocasionando em redução de receita, maior concorrência e, consequentemente, necessidade de diminuição de custos e despesas.
Analisando a estrutura operacional e financeira da empresa estudada, foi identificado que havia div
Segundo Sampaio et al. (2016), para a implantação do orçamento base zero deve-se definir os passos estruturais a serem aplicados, as recomendações para a empresa “P” seriam:
1- Preparação de documentação com instruções, calendário de implantação, premissas metodológicas e objetivos: aplicação do orçamento base zero irá se iniciar em Janeiro de 2020. O planejamento, treinamento das equipes e primeiros passos para implantação começará a ser realizado em Julho de 2019. Os objetivos serão traçados de acordo com o planejamento estratégico estipulado pelo presidente da empresa, bem como as premissa
5.1 Impacto Financeiro
Foram realizados levantamentos com a equipe financeira e de orçamento para identificar as vantagens e desvantagens da implantação do OBZ, para devida apresentação a presidência. Atkinson et al. (2008) os dados foram obtidos através de análises de demonstrações contábeis, fluxos de caixa, revisão dos custos operacionais e reuniões pessoais com as diretorias de cada departamento para entender a eficácia desse novo possível modelo orçamentário e os seus devidos impactos operativos.
Diante da análise do impacto financeiro tem-se o seguinte cenário:
Quadro 2 – Orçamento T
Como contribuição para o meio acadêmico, esse trabalho possibilitou uma revisão atual dos referenciais teóricos relacionados ao orçamento base zero e entendimento sobre o setor de tecnologia e simuladores de trânsito. Para a área profissional, contribui com informações e procedimentos reais para análise de viabilidade financeira e estrutural da implantação do orçamento base zero. Um fator limitante da pesquisa é a não comparação do “antes e depois” da efetiva implantação do orçamento. Sendo que, como sugestão de pesquisa futura, seria um estudo do impacto real da implantação do OBZ em uma outr