Resumo

Título do Artigo

Indicadores de Desempenho: uma proposta para pecuária familiar sob a ótica conceitual do Balanced Scorecard
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Bovinocultura de corte familiar
Balanced Scorecard
Indicadores de Desempenho

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Rafael Fagundes Mirailh
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Santana do Livramento
2 - Claudio Sonaglio Albano
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA - UNIPAMPA (UNIPAMPA) - Campus Bagé
3 - Vinicius do Nascimento Lampert
-

Reumo

É crescente o número de organizações que, frente ao cenário competitivo cercado de incertezas, buscam métodos e técnicas que os auxiliem no processo gerencial. A existência de um sistema de indicadores de desempenho organizacional, possibilita que seja realizada uma análise criteriosa sobre a efetividade da gestão e, consequentemente de seus resultados. atuar com a gestão organizacional em propriedades rurais voltadas à bovinocultura de corte familiar, não é uma tarefa simples.
Como desenvolver uma matriz de indicadores de desempenho para a bovinocultura de corte familiar, a fim de apoiar os produtores em seus processos de tomada de decisão, visando aprimorar a gestão de suas propriedades? Com o intuito de colaborar para o atendimento da questão de pesquisa, este trabalho tem como objetivo construir uma matriz de indicadores, conforme a ótica conceitual do BSC, adaptando as dimensões propostas, originalmente no BSC para outras dimensões, relacionadas a bovinocultura de corte familiar.
A matriz SWOT é uma ferramenta de gestão eficaz, que tem por função possibilitar a escolha de uma estratégia adequada, a partir de uma avaliação crítica dos ambientes interno e externo da organização. É vista como base fundamental para definição das estratégias organizacionais pois é a união entre as qualificações e oportunidades que posicionam a organização no ambiente. O primeiro passo para implementação do BSC é esclarecer e traduzir a visão estratégica da organização.
A pesquisa desenvolveu-se a partir de uma abordagem qualitativa. Tem sua natureza aplicada, e como estratégia realizou-se um estudo bibliográfico e documental. Como técnica de coleta utilizou-se a própria pesquisa bibliográfica e documental além de entrevistas em profundidade. Já como análise dos dados utilizou-se análise de conteúdo.
A análise dos resultados foi realizada em 7 etapas conforme a estruturação inicial da pesquisa. Onde nas duas primeiras etapas foram realizadas as validações da matriz swot que foi utilizada como suporte para o desenvolvimento do perfil e mapa estratégico. Após o desenvolvimento do mapa estratégico foi possível listas uma proposta de indicadores de desempenho que foram validados com especialistas.
A presente proposta da matriz de indicadores de sustentabilidade ao pecuarista familiar, é composta por vinte e oito indicadores organizados nas quatro dimensões de sustentabilidade sendo social, ambiental e econômica atendendo a características defendidas pela FAO (2002) e a dimensão produtiva defendida por Barbosa et al. (2010) e Lampert et al. (2017).
MOREIRA, Marlise. LAMPERT, Vinicius do Nascimento. RIBEIRO, Claudio Marques. ALBANO, Claudio Sonáglio. A utilização da matriz SWOT como ferramenta de planejamento estratégico na pecuária de corte. Anais do VII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (UNIPAMPA), 2015. LAMPERT, V. do N. Uma ferramenta para gestão de indicadores na produção de bovinos de corte: simplificando a organização de processos. Repositório Embrapa. Disponível em http://www.bdpa.cnptia.embrapa.br/consulta/busca?b=ad&id=1027959&biblioteca=vazio&busca=1027959&qFacets=1027959&sort=&paginacao=t&paginaAtual=1 . Acess