Resumo

Título do Artigo

Discurso e enunciado: a análise de discurso da “Nova Nativa SPA ameixa negra” – O Boticário
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Análise de discurso
Bakhtin
Marketing

Área

Marketing

Tema

Estratégias, Operações e Marketing Internacional

Autores

Nome
1 - THATIANA STACANELLI TEIXEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Elvis Magno da Silva
FACULDADES INTEGRADAS ADVENTISTAS DE MINAS GERAIS (FADMINAS) - NAP - Núcleo de Apoio à Pesquisa
3 - Elisabeth Thaiane Tercino de Araújo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Kreicy Mara Teixeira
-
5 - Izadora Ribeiro e Garcia de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Sede

Reumo

O discurso está implícito em toda situação que envolva comunicação. A abordagem de análise do discurso adotada busca interpretar os discursos e sua relação com o contexto em que são produzidos e os aspectos ideológicos contidos. A abordagem chamada análise do discurso, é uma teoria que tem como objeto de estudo o próprio discurso. A análise busca explicar como este funciona e como produz sentido. O discurso se constitui na produção de sentidos, na construção de significados,portanto, se torna uma prática política tendo em vista a maneira a qual os sentidos são produzidos.
O objetivo deste estudo é analisar as marcas discursivas empregadas na peça publicitária de “Nova Nativa SPA Ameixa Negra” de O Boticário e os impactos da publicidade na sociedade atual, tendo por objetivos específicos a identificação do enunciador e o enunciatário, a determinação dos recursos linguísticos e a reflexão entre a relação da peça publicitária e os discursos sociais.
A teoria bakhtiniana considera como importantes as vozes sociais que engendram os discursos, a vida, e consequentemente, o próprio ser humano. Logo, é através de tais vozes que os enunciados são constituídos, ecoados e reverberados no dialogar das inúmeras ações humanas, haja vista que “todos os fenômenos presentes na comunicação real podem ser analisados à luz das relações dialógicas que os constituem” (FIORIN, 2006, p. 27). O enfoque da pesquisa se deu nos aspectos: enunciatário, enunciador e no dialogismo com outros discursos.
O discurso se constitui na produção de sentidos, na construção de significados, portanto, se torna uma prática política tendo em vista a maneira a qual os sentidos são produzidos e a análise de discurso pode ser compreendida na possibilidade de captar o sentido não explícito no discurso, como forma de aproximação por meio da interpretação da linguagem. Utilizou-se uma peça publicitaria para análise, sendo analisado os personagens, ações e música ao fundo, sendo que estes formam o contexto pesquisado.
A peça ressaltou a diversidade da mulher brasileira ao apresentá-las com características diversas e em diferentes contextos, mas habituais no cotidiano da mulher moderna. Além desse aspecto, a ausência de uma figura masculina também chama a atenção, uma vez que nos tempos atuais as mulheres ainda possuem sua imagem associada ao companheiro. Ao apresentar tais situações e considerar a realidade de mulheres completamente diferentes, inclusive esteticamente, entende-se a música e a cenas como um apoio a independência feminina e a representação implícita da diversidade da mulher brasileira.
Pretendeu-se fazer uma análise crítica do discurso presente na peça publicitária do produto “Nativa Spa Ameixa Negra” do grupo O Boticário. Nesse sentido, adotou-se como escopo teórico os apontamentos de Volochinov e a Teoria do Enunciado de Bakhtin. Baseado nesse recorte, o enfoque da pesquisa se deu nos aspectos: enunciatário, enunciador e no dialogismo com outros discursos. Identificamos que o produto é direcionado ao público feminino, e que o produto não sugere um público especifico, como pode ser subentendido pela descrição do novo, sugerindo ao público de pele negra, como muito se pensa.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p.261-306. BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1981. VOLOCHINOV, V. N. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do Método Sociológico na ciência da Linguagem. Tradução Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo, Hucitec, 2009 (original russo, 1929). VOLOSHINOV, V. N. La structure de l’énoncé, 1930. Tradução de Ana Vaz (uso didático).