Digital Influencer
Mercado Fitness
Comportamento do Consumidor
Área
Marketing
Tema
Redes, mídias sociais e meios digitais
Autores
Nome
1 - Neidy Christo FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - CARIACICA
2 - Josiane will da Silva FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - cariacica
3 - Sarah da Silva Santos Amigo FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - CARIACICA
4 - Luis Fillipe Bonicenha Buarque de Souza FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - Cariacica
5 - JOCELINO ANTONIO DEMUNER FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS DO ESPÍRITO SANTO (PIO XII) - Administração
Reumo
Este estudo teve por objetivo descobrir até que ponto o digital influencer da área fitness, influência seus seguidores na hora da compra de um produto desse segmento. Para este fim, foram realizadas pesquisas exploratória e descritiva, de caráter analítico empírico. O universo, de pesquisa foram usuários de redes sociais. A amostra foi composta por 217 pessoas, que residem no Estado do Espírito Santo, do sexo feminino e masculino, que seguem perfis fitness.
Até que ponto o digital influencer da área fitness, influência seus seguidores na hora da compra de um produto desse segmento fitness?
A fundamentação teórica foi formada pelos seguintes capítulos:
Marketing, internet, comportamento do consumidor, impactos das mídias sociais no comportamento de compra, o mercado fitness, digital influencer e digital influencer fitness. Assim, buscou-se fundamentar toda a pesquisa e validar os resultados da pesquisa.
Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário contendo 10 afirmativas e 4 questões sociodemográficas. A amostra foi composta por 217 brasileiros, que residem no Estado do Espírito Santo, do sexo feminino e masculino, que seguem perfis fitness. Para esta coleta foram aplicados 405 questionários, via internet e pessoalmente que foi disponibilizado aos respondentes, no período de janeiro a março de 2019, através da plataforma online google forms. Foram coletados 405 questionários, porém, só fizeram parte da amostra válida, 217 seguidores, que afirmaram seguir perfis de digital influencers.
Foi aplicado um teste de Alpha de Cronbach que apresentou resultados superiores a 0,77. Foi realizada também, uma ANOVA de modo a responder o objetivo do estudo. O resultado indicou que 61,66% da variação de P10 a variável dependente deste estudo, é explicada pelas variáveis de P04 a P09, com exceção de P5. Baseando-se neste resultado, com 95% de confiança, verifica-se que o modelo está adequado já que na estatística F, apresentou-se estatisticamente significativo. Todas as variáveis apresentaram significância estatística ao nível de 5%, exceto a variável (P05).
Os resultados da pesquisa apontaram que os respondentes concordam que o digital influencer os influencia na hora da compra dos produtos fitness. A estatística descritiva indicou que praticamente todas as variáveis relacionadas com a influência dos digitais influencers na decisão de compra do consumidor sobre um produto do segmento fitness, alcançaram médias que indicaram tendência a concordância dos entrevistados.A partir desta análise, torna-se possível inferir que existe influência desses digitais influencers sobre seus seguidores, a ponto de os incentivar a comprar produtos.
Diversos autores da área de marketing, mídias digitais e comportamento do consumidor, como: Abreu, Araújo, Barbosa, Rodrigues, Costa, Christo, Demuner, Carvalho, Caro, Carrotte, Clarke, Churchill, Engel, Blakwell, Miniard, Francalanci, Ferber, Frebeerg, Graham, Holmes, Honorato, Kaplan, Katona, Kotler, Solomon, Visconde, Wunderlich, Wangenheim, Bitner, entre outros.