Resumo

Título do Artigo

EMBALAGEM NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DE FRANGO DE CORTE: um estudo sobre estrutura de governança e posicionamento estratégico, no segmento processador
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Palavras Chave

Embalagem
Estrutura de Governança
Nova Economia Institucional

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Economia de Empresas

Autores

Nome
1 - Daniel Teixeira dos Santos Braz
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - José Paulo de Souza
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Administração
3 - Gaetano Martino
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Reumo

Este trabalho trata da influência do posicionamento estratégico na estrutura de governança nas transações entre fornecedores de embalagem e processadores de produtos cárneos, no sistema agroindustrial (SAG) de frango de corte.
Nesse SAG, é identificada uma alta qualidade e elevada padronização, em seu ambiente de concorrência, que é caracterizado pela forte competição e alta eficiência na coordenação. As decisões estratégicas sobre o produto envolvem a consideração de sua embalagem que, a depender da estratégia adotada, pode afetar a diferenciação ou a redução de custos. Sendo assim, nesse estudo propõe-se compreender como a busca de eficiência na transação com o segmento fornecedor de embalagem é influenciada pelo posicionamento estratégico do segmento processador no SAG de frango de corte.
Para atingir tal objetivo, é utilizado o arcabouço teórico da Economia dos Custos de Transação (ECT) e da Economia dos Custos de Mensuração (ECM). Esses são considerados sob amparo da Nova Economia Institucional e da Organização Industrial, em que se defende que a economia não se adapta apenas a preços, mas também a decisões organizacionais.
A abordagem é qualitativa devido ao aspecto idiossincrático e heterodoxo abordado na ECT e ECM. O método utilizado é o da análise de conteúdo, realizado com base em informações obtidas por intermédio de entrevistas semiestruturadas. Essas informações foram organizadas em categorias de análise previamente estabelecidas de acordo com a teoria utilizada.
Identificou-se, que quando a estratégia de posicionamento é orientada para a diferenciação, existe influência nos atributos e dimensões da transação que indicariam como forma mais apropriada de governança a estrutura híbrida, tendendo à integração vertical; da mesma forma, quando é orientada para custos ou foco, essa influência deveria levar a estrutura de governança na forma híbrida tendendo ao mercado.
O resultado final do estudo demonstra que o posicionamento estratégico dos processadores no SAG de frango de corte entrevistados, frente ao mercado de carnes, influência nos atributos de transação e dimensões de mensuração nas relações com o segmento fornecedor de embalagem.
(ANVISA, 2018) (ABPA, 2018) (BARÃO, 2011) (BARDIN, 2004) (BARZEL, 1997; 1982; 2005) (CROOK et al., 2013) (CALEMAN et al., 2017) (EMBRAPA, 2016) (FARINA, 1999) (FOSS e FOSS, 2004) (ITO e ZYLBERSZTAJN, 2018) (JANK, et al., 1999) (KLEIN, et al., 1978) (MARTINO e PERUGINI, 2006) (MINAYO, 2008) (PORTER, 1980). (RAYNAUD et al., 2009) (RAIMUNDO e BATALHA, 2015) (SAES, 2009) (TRIVIÑOS, 2008) (VIEIRA, 2006) (WAKER e NÄÄS, 2018) (WILLIAMSON; 1985; 1991; 2000) ZYLBERSZTAJN, 2005; 2000)