Resumo

Título do Artigo

Aculturação na fusão de uma empresa brasileira com uma multinacional de commodities: A disseminação de novos valores nas práticas de gestão de pessoas
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Palavras Chave

Cultura organizacional
Valores
Fusões e Aquisições

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Nayara Aparecida Saran Schiavon
Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia - FUNDACE - Ribeirao Preto
2 - Irene Kazumi Miura
FEA-RP/USP - FEA-RP/USP
3 - Sonia Valle Walter Borges de Oliveira
FEA-RP/USP - Departamento de Administração

Reumo

A cultura organizacional direciona inconscientemente o comportamento dos trabalhadores. A cultura pode ser analisada através do entendimento sobre a história da organização, estratégias de mercado, práticas de gestão de pessoas, atividades, políticas e análise dos valores compartilhados pelas pessoas que trabalham nessa organização. O processo de globalização alavancou o desenvolvimento de fusões e aquisições de empresas que objetivam vantagens econômicas e novas oportunidades para os interesses dos acionistas, porém o grande desafio que se deparam é com o choque cultural.
Problema: Como é realizada a disseminação de novos valores na cultura organizacional em uma empresa resultante de processo de fusão? Objetivo geral: compreender como é realizada a disseminação de novos valores na cultura organizacional em uma empresa que passou por processo de fusão. Objetivos específicos: identificar características dos valores organizacionais da empresa antes e pós-fusão; analisar o efeito da mudança de valores organizacionais no processo de aculturação das empresas; verificar como as práticas de gestão de pessoas são disseminadas e absorvidas no processo de fusão.
Os processos de Fusões e Aquisições fazem parte da realidade mundial e trazem um grande desafio para a gestão de pessoas em desenvolver novas competências nos funcionários, alinhadas às mudanças. A empresa estudada é uma fusão entre uma empresa brasileira e uma multinacional francesa de commodities, onde foi identificado um choque cultural e financeiro devido à má condução do processo, com falhas na comunicação e no planejamento.
No estudo de caso, a empresa de commodities ofereceu oportunidades aos que compartilhavam ou concordavam com os seus valores culturais, trazendo representantes de suas outras unidades para orientar o novo modelo de gestão. As práticas de gestão de pessoas passaram por uma reestruturação em suas políticas e processos, onde foram observadas algumas melhorias. Mas ainda é necessário corrigir as falhas de comunicação, gestão e estratégia com relação às alterações, pois a empresa não estudou o impacto das novas medidas e não planejou uma mudança gradual, causando a insatisfação em alguns aspectos.
As mudanças de valores organizacionais nos processos Fusões e Aquisições implicam na implementação de ações e políticas que impactam diretamente nas atividades e expectativas dos colaboradores. Portanto, os líderes são os principais agentes de mudanças das premissas básicas e são considerados como responsáveis pela disseminação dos novos valores aos seus subordinados. O investimento em programas de desenvolvimento de líderes para serem agentes de mudanças nesses processos é fundamental para a sobrevivência do negócio, tendo a Comunicação como uma competência-chave para ser trabalhada.
A aculturação e a transformação de valores nas empresas resultantes de fusões ou aquisições é um processo complexo e desafiante para a gestão de pessoas, conforme apresentado no levantamento da literatura acadêmica e ao longo do estudo de caso. Observou-se um sofrimento psíquico no processo de modelagem de comportamento e premissas básicas tanto para o líder quanto para os operacionais, podendo gerar uma insatisfação generalizada que poderá repercutir nos resultados da empresa futuramente.