Resumo

Título do Artigo

EMPODERAMENTO FEMININO COMO DISCURSO ORGANIZACIONAL: análise de uma marca de cosméticos no site de rede social Facebook
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Empoderamento feminino
Desigualdades de Gênero
Sites de Redes Sociais

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Genero, Diversidade e Inclusão nas Organizações

Autores

Nome
1 - Liz Áurea Prado
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Varginha
2 - Rodrigo Franklin Frogeri
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Varginha
3 - Fabricio Pelloso Piurcosky
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
4 - Pedro dos Santos Portugal Júnior
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Gestão da Educação e Negócios
5 - Nilton dos Santos Portugal
CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SUL DE MINAS (UNIS-MG) - Gestão da Educação e Negócios

Reumo

As desigualdades de gênero faceadas por mulheres são pontos críticos que o empoderamento feminino busca tratar por meio da construção de uma subjetividade que questiona os padrões instituídos. O termo empoderamento feminino encontra-se no ápice de sua utilização, sendo observado em diferentes contextos. Numa perspectiva mundial, percebe-se a movimentação de empresas destinadas ao público feminino que desejam incorporar questões de empoderamento feminino em seu discurso organizacional (GREGORATTI; ROBERTS; TORNHILL, 2018).
O site Think Eva, destinado a conexão entre marcas e suas consumidoras divulgou, em 2015, que a empresa de cosméticos Avon, buscou, de forma global, incorporar o tema empoderamento feminino em seu discurso organizacional. Diante do cenário exposto, a seguinte pergunta de pesquisa foi estabelecida: Como a empresa de cosméticos Avon incorporou questões de empoderamento feminino em seu discurso organizacional no SRS Facebook? O objetivo do estudo foi analisar a incorporação do tema empoderamento feminino no discurso organizacional da empresa de cosméticos Avon em sua página no SRS Facebook.
A mudança no discurso organizacional das empresas busca, além de uma nova estratégia corporativa, engajar seus consumidores por meio dos SRSs. Os SRSs são considerados uma excelente ferramenta de visibilidade e amplificação de voz para o debate sobre empoderamento feminino. O empoderamento feminino, por seu caráter multifacetado, pode ser analisado em diversos contextos e níveis. Segundo Stromquist (1995), uma definição completa deste conceito deve envolver componentes cognitivos, psicológicos, políticos e econômicos.
O estudo adotou uma abordagem qualitativa, realizada por meio da triangulação de métodos analíticos a dados primários e secundários. Os dados foram coletados da página da empresa Avon no site de rede social Facebook. Foram aplicadas as análises documental, de discurso e de conteúdo a três tipos de dados: publicações no Facebook em formato de foto e vídeo; depoimento dos seguidores da Avon; e dados de engajamento dos seguidores. As análises foram realizadas à luz dos componentes do empoderamento feminino propostos por Stromquist (1995): cognitivo, psicológico, econômico e político.
Considerando os componentes do empoderamento feminino (STROMQUIST, 1995). No componente cognitivo, a Avon transmitiu situações que causam a indagação das mulheres sobre sua situação em relação aos homens e sobre padrões que estão internalizados há anos na sociedade. No componente psicológico, a Avon abordou questões de autoestima e autoconfiança da mulher. A independência financeira foi o principal foco que a Avon retratou, baseando-se no componente econômico. A abordagem dada pela Avon na dimensão política gerou questionamentos nas seguidoras sobre leis e o meio social em que vivem.
A empresa Avon trabalha, majoritariamente, com o público feminino e levou a luta pela equidade de gênero para o seu discurso organizacional. Seguindo uma retórica que busca expor as desigualdades de gênero em uma sociedade predominantemente patriarcal, e onde as minorias se apresentam sob uma situação de subordinação, a Avon se fundamentou nos pilares do empoderamento feminino para direcionar sua estratégia corporativa. Os seguidores da marca, em sua maioria, lidaram com orgulho sobre a nova abordagem e as reações no SRS Facebook aumentaram consideravelmente desde a mudança de estratégia.
GREGORATTI, C.; ROBERTS, A.; TORNHILL, S. Corporations, gender equality and women´s empowerment: feminism co-opted? In: Handbook of the international political economy of the corporation. Cheltenham: Edward Elgar, 2018. p. 484. LI, Z. Psychological empowerment on social media: Who are the empowered users? Public Relations Review, n. 42, p. 49-59, 2015. STROMQUIST, N. P. The theorical and pratical bases for empowerment. In: EDUCATION, U. I. F. Women, Education and Empowerment: pathways towards autonomy. Hamburgo: 1995. Cap. 2, p. 13-22.