Resumo

Título do Artigo

A UTILIZAÇÃO DO DESIGN THINKING NA GESTÃO DE MUDANÇA PARA UMA CULTURA INOVADORA NUMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Design thinking
Gestão de pessoas
Gestão pública

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Gestão de Pessoas e de Equipes

Autores

Nome
1 - CRISTIANE BONILHA DA SILVA
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL (UNICSUL) - São Miguel
2 - Liliana Vasconcellos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Departamento de Administração
3 - Eduardo Pinheiro Gondim de Vasconcellos
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Administração
4 - FABIANA RUAS VIEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - DCC

Reumo

As evoluções tecnológicas têm impactado nos paradigmas das relações sociais, uma vez que a tecnologia permite a busca por alternativas que promovam a facilidade de acesso à informação, otimização do tempo e atendimento às necessidades do usuário. Com isso, há uma pressão social para que organizações públicas se adequem a novos modelos para atendimento aos cidadãos (FRESNEDA, 1998).
Diante do cenário atual, várias organizações públicas buscam implementar uma cultura inovadora, porém, a gestão da mudança para um paradigma inovador não é uma tarefa fácil. Analisar instituições que já passaram por esta experiência pode ser o início deste caminho. Assim, este artigo tem por objetivo compreender como o design thinking pode ser utilizado na gestão de mudança para implementação de um programa de inovação numa instituição pública. Para isso, foi realizado um estudo de caso no Tribunal de Contas da União que tem desenvolvido um programa de inovação utilizando o design thinking.
Para Brown (2008), o design thinking contribui para repensar o desenvolvimento de produtos, processos, serviços e tecnologias a partir da necessidade do cliente utilizando métodos de designers. Considerando que nos modelos para a gestão de mudança é notória a ênfase à autonomia e encorajamento para a criação, num espírito colaborativo, o design thinking além de ser uma metodologia para a inovação pode colaborar na gestão de mudança por permitir a participação e incentivar a autonomia e a colaboração (MULUNEH; GEDIFEW 2018).
Para este artigo, foi realizado um estudo de caso do programa de inovação no TCU. Na ocasião, o objetivo era difundir a cultura de inovação dentro da instituição, por isso, passou a fazer parte do planejamento estratégico da instituição o programa inovaTCU e a implementação do laboratório de inovação, o coLAB-i. Dentre as atividades realizadas no coLAB-i, destaca-se a aplicação do design thinking para a busca de melhorias e soluções de problemas para os serviços prestados. Sobre essas atividades foram realizadas entrevistas com 4 colaboradores para análise qualitativa.
A estratégia do programa foi realizar capacitação em design thinking de servidores que atuam no laboratório de inovação e servidores em funções de liderança para se tornarem multiplicadores, aplicando oficinas deste tema aos demais servidores, com o objetivo de torná-los mais inovadores. Como resultado e consequência dessas oficinas, foi possível observar várias ações que contribuíram para a gestão da mudança, conforme proposto pela literatura. Dentre elas, pode-se citar o patrocínio da mudança, comunicação da mudança, estratégia de mudança, novos métodos na cultura e diagnóstico interno.
Após a análise dos dados, percebe-se que aspectos fundamentais para a gestão da mudança foram desenvolvidas com o design thinking ou propiciadas após o uso das ferramentas de design thinking. Desta forma, foi possível identificar a dinâmica para a implementação de uma cultura inovadora realizada no TCU, bem como de que modo o design thinking pôde contribuir com isso. Portanto, este artigo apresentou subsídio para organizações que desejam implementar uma cultura inovadora em seu interior. Entretanto, por existir limitações na pesquisa, cabe ainda o desenvolvimento de trabalhos futuros.
BROWN, Tim. Design thinking. Harvard Business Review, v. 86, n. 6, p. 84-92, 141. 2008. FRESNEDA, Paulo S. Vilches. Revista do servidor público, ano 49, n. 1, jan./mar. 1998. MULUNEH, Girma S.; GEDIFEW, Matebe T. Leading changes through adaptive design: Change management practice in one of the universities in a developing nation. Journal of Organizational Change Management, v. 31, n. 6, p.1249-1270, 2018.