Resumo

Título do Artigo

Bibliometria de Pareamento do Conselho de Administração em Empresas Familiares
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Palavras Chave

bibliometria de pareamento
conselho de administração
empresas familiares

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Governança Corporativa

Autores

Nome
1 - Elaine Aparecida Maruyama Vieira Nakamura
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO (UNINOVE) - Barra funda

Reumo

Esta pesquisa bibliométrica investiga em 62 periódicos voltados à administração, gestão e negócios, os trabalhos mais influentes, as abordagens conceituais empregadas e a evolução do conhecimento produzido sobre conselho de administração e empresas familiares.
O objetivo deste artigo foi demonstrar a existência de trabalhos prévios teóricos e empíricos sobre os conselhos de administração dentro do ambiente organizacional de empresas familiares.
As empresas familiares não devem ser compreendidas somente como o oposto das empresas de controle não familiar, Uhlaner (2005). Há muitos conceitos para empresa familiar, Casillas, Vázquez e Díaz (2007) comentam sobre a dificuldade de obter uma definição clara e consensual sobre este tema, pelo fato de os negócios familiares serem realidades multidimensionais, motivo pelo qual há definições baseadas em múltiplos fatores.
Pode-se observar que o tema, embora bastante estudado, ainda precisa ser abordado por novos prismas, e, à medida que novos componentes surgem no cenário, novos estudos serão necessários para dar respostas as novas demandas. O campo de pesquisas, por exemplo da teoria de stewardship, abordado por Ashwin (2015), testa como a família, o envolvimento na propriedade, na administração e no conselho de administração e a afiliação do grupo de negócios, influenciam positivamente os investimentos em pesquisa e desenvolvimento.
A análise de citação indicou o autor Andres, Christian (2008) como o autor de maior destaque no período, além do Journal of Family Business Strategy, com maior quantidade de artigos validados. O pareamento bibliográfico revelou que as bases conceituais têm sido desenvolvidas sob as lentes da teoria da agência e suas derivações, como governança e conflito de agência, e fortemente discutidos empiricamente o efeito da propriedade familiar e o conselho de administração sobre a valorização e o desempenho da empresa.
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