Resumo

Título do Artigo

Programas de Trainee na Geração Y: Uma Análise Sobre Carreira e Geração Y no Mundo do Trabalho a Partir da Experiência de Egressos
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Carreira
Geração Y
Programa Trainee

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Carreiras e Competências

Autores

Nome
1 - JOAO ALVES DE LIMA NETO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - Itaperi
2 - Ariana de Oliveira Melo
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE) - CESA

Reumo

Contextualização: Utilização de programas trainee para recrutamento de profissionais. Baixa retenção numérica de egressos membros da geração Y. Caminhos de carreira a partir de tal experiência. Justificativa/relevância: Questionamento de tal forma de treinamento e aperfeiçoamento com os valores da Geração Y. Grupo Focal como medida de interação qualitativa entre diversos egressos. Estrutura: Introdução, Revisão de Literatura, Metodologia, Análise e Discussão dos resultados, Considerações Finais e Referências.
Problema de pesquisa: Como egressos de programas trainee, integrantes da geração Y, enxergam suas carreiras e sua própria geração no mundo do trabalho a partir dessa experiência? Objetivo Geral: Compreender como egressos de programa trainee da geração Y enxergam suas carreiras e sua própria geração no mundo do trabalho a partir dessa experiência.
Programas Trainee: definições, características e aplicações ; Carreira: definição de carreira modernamente, carreira em Y e programa de trainee como opção de carreira ; Geração Y: definição e características no mundo do trabalho.
Pesquisa de natureza qualitativa. Quanto aos fins: descritiva. Quanto aos meios: documental e de campo. Ferramenta metodológica: Grupo Focal. Método: Análise dos núcleos de sentido.
Construção de quatro categorias temáticas que perpassam sempre o diálogo entre carreira, programa trainee e Geração Y no mundo do trabalho. As reflexões são obtidas a partir do contraste entre as narrativas dos participantes do grupo focal e a revisão de literatura. As quatro categorias são, a saber: Carreira; Programas de Trainee e Carreira; Relação empresas-trainee e; Geração Y no mundo do trabalho.
A sensação de se sentir "overpreparado" para desempenhar funções organizacionais comuns após o término dos programas, o não alinhamento entre os valores organizacionais combinados à época da seleção e treinamento com os valores individuais do profissional e a falta de preparo das empresas para receber o egresso são fatores que contribuem para a baixa retenção. A experiência do trainee é considerada tal intensa e importante que passou a moldar as decisões de carreira dos integrantes da pesquisa. A Geração Y pode ser vista como uma geração que construiu apenas "castelos de areia".
BONIFÁCIO, T. M. F. Geração Y e a busca de sentido na modernidade líquida: Eles não são todos iguais e estão mudando as relações de trabalho. Curitiba: Juruá, 2014. CRUZ, J. A.; SARAIVA, K. Programas trainees corporativos e o Governo das almas. Cadernos de Pesquisa, 2012. GALLON, S.; BITENCOURT, B. M. Programas trainee e expatriação como processos que evidenciam a importância estratégica da gestão de recursos humanos. Teoria e Prática em Administração, 2015. YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso, 2016.