Resumo

Título do Artigo

CIDADANIA ORGANIZACIONAL E ESTILO DE LIDERANÇA: O potencial dos servidores públicos municipais no Estado do Ceará
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Cidadania Organizacional.
Estilo de Liderança.
Serviço Público Municipal.

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Maria Christina Machado Publio
UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (UFF) - Geociëncias

Reumo

No estado do Ceará, as prefeituras municipais contam com aproximadamente mais de 313.000 servidores, conforme dados publicados pela Folha de São Paulo. A análise sob o prisma do comportamento de cidadania organizacional e o estilo de liderança pode trazer uma contribuição significativa aos gestores para uma avaliação do aproveitamento do potencial destes colaboradores em resolução de atividades, gestão de crise, inovações, defesa organizacional ou redirecionamento na metodologia de gestão de pessoas.
A presente pesquisa trata da análise do potencial de contribuição das líderes e servidores para as organizações do serviço público municipal através do diagnóstico e direcionamento qualitativo estratégico do modelo de gestão. Sendo assim, tem por objetivo geral mensurar a correlação entre os índices de comportamento de cidadania organizacional e os estilos de liderança dos gestores percebidos pelos servidores públicos municipais.
A partir dos estudos de Barnard (1938), o Comportamento de Cidadania Organizacional surgiu como teoria e tornou-se objeto de pesquisa das ciências humanas, contribuindo para a análise dos aspectos relacionados ao engajamento e comprometimento dos trabalhadores na execução de atividades e responsabilidades além das obrigações contratuais. A partir dos estudos de Costa; De Andrade (2014) e Siqueira (2014), pode-se traçar um paralelo entre as diversas dimensões propostas por teóricos acerca do Comportamento de Cidadania Organizacional.
O estudo foi realizado por pesquisa de campo descritiva, com abordagem quantitativa, do tipo explanatória, pois buscou descrever a relação conceitual da teoria com a prática, conforme Yin (2001).A base para a montagem das perguntas do questionário deu-se a partir da adoção de ferramentas já verificadas e adotadas por Siqueira (2014). Esta pesquisa contou com a participação de uma amostra escolhida ao acaso em uma organização pública municipal e obteve resposta de 83 trabalhadores.
A correlação identificada nesta pesquisa entre o fator relacionamento e o comportamento de cidadania organizacional pautado nos itens de sugestões criativas e divulgação da imagem institucional demonstra um comprometimento espontâneo, satisfação e pertencimento. Este resultado confirma ainda as evidências de Botelho e Pereira (2015) que identificaram em sua pesquisa a predominância dos líderes democráticos na percepção dos agentes técnicos administrativos da Universidade Federal de Viçosa (UFV).
O resultado do grupo pesquisado, evidencia que para esta amostra o fator cooperação entre os colegas está relacionado apenas ao estilo de liderança, pautado no fator tarefa. Entretanto, os estilos de liderança percebidos como pautados no relacionamento e consideração, influenciam o comportamento de cidadania organizacional voltados para as sugestões criativas e a divulgação da imagem organizacional.A análise da correlação das escalas propostas, possibilita uma avaliação da relação causa-efeito, a partir do comportamento dos trabalhadores diante do estilo de liderança a que estão submetidos.
BARNARD, Chester I. 1968. The functions of the executive, 1938. BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. Comprometimento no trabalho: contextos em mudança e os rumos da pesquisa neste domínio. Encontro Anual da ANPAD, v. 22, 1998. SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Proposição e análise de um modelo para comportamentos de cidadania organizacional. Revista de Administração Contemporânea, v. 7, n. SPE, p. 165-184, 2003. SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias (Org.). Medidas do Comportamento Organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008.