Resumo

Título do Artigo

VAREJO ONLINE: UM ESTUDO SOBRE OS MICRO E PEQUENOS VAREJISTAS E SEUS SETORES DE ATUAÇÃO
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Palavras Chave

varejo online
pequenos varejistas
setores do mercado

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Pequenas e Médias Empresas

Autores

Nome
1 - ANA MARIA DOS SANTOS
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas - Alphaville
2 - Leonardo Mora dos Santos
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Barueri

Reumo

O comércio varejista é um dos principais setores da economia mundial. No Brasil, ele movimenta 2,65 trilhões de reais, emprega 19,1% dos trabalhadores formais e representa 47,4% do PIB, dos quais 53,1% são devidos ao Sudeste. Um dos fatores que contribui para o desenvolvimento do varejo é o canal de comércio eletrônico. Entretanto, sabe-se que somente 28% das empresas varejistas atuam nesse canal, sendo que 90% das empresas que menos faturam com ele, são pequenas. Isso mostra que as pequenas empresas têm maior dificuldade em evoluir neste canal (SEBRAE, 2016).
Considerando o exposto anteriormente, identificou-se a oportunidade de realizar este trabalho para tratar especificamente sobre o varejo online praticado pelos micro e pequenos varejistas brasileiros. Dessa forma, colocou-se o seguinte problema de pesquisa: - A prática do varejo online está relacionada ao setor de atuação dos micro e pequenos varejistas? Para responder a esta questão foi estabelecido como objetivo geral do trabalho descrever se existe uma relação entre a prática do varejo online e o setor de atuação dos varejistas.
O varejo é a forma de como o produto ou serviço chegará ao consumidor final, sendo para seu uso ou uso familiar (LEVY; WEITZ, 2000). Quando o meio utilizado para realização do varejo é a internet, ele é classificado como varejo online (TURBAN, 2003). Os micro e pequenos varejistas devem lidar com a complexidade do ambiente do comércio online, sem efetivamente ter tecnologias ou mesmo estruturas internas adequadas para tal. Como o varejo online é relativamente novo no mercado, a abordagem de setores de atuação de mercado deve levar em conta os benefícios demandados pelos consumidores.
A pesquisa quantitativa buscou analisar as características de grupos de indivíduos, no caso os micro e pequenos varejistas, mensuradas por meio de variáveis quantificadas nos dados coletados (MARCONI; LAKATOS, 2006). O estudo teve delimitação de corte transversal, pois os dados foram coletados uma única vez (HAIR, 2006; COOPER; SCHINDLER, 2003). A amostra foi composta por 164 varejistas de micro e pequeno portes, das regiões de Alphaville, Barueri, Jandira, Itapevi, Osasco e São Paulo. Os dados foram tratados pelas análises de estatística descritiva e não-paramétrica e foi utilizado o SPSS.
As tabulações cruzadas dos setores de atuação e prática do varejo online resultaram que 57% dos varejistas entrevistados praticam varejo online. Também se constatou que os varejistas atuavam predominantemente no setor de moda. Entretanto, o teste do Qui-quadrado não apresentou significância na relação entre a prática do varejo online e o setor atuação. A análise de correlações foi significativa para as variáveis (% do comércio eletrônico nas receitas da empresa x setor de atuação como facilitador da entrada no comércio eletrônico) e (faturamento anual da empresa x pessoas que trabalham nela).
Como resultado desta pesquisa constatou-se uma predominância de atuação no setor de moda, por parte dos varejistas que praticam varejo online. Um outro resultado obtido aponta para uma concentração do uso de redes sociais como canal de venda pelos varejistas (microempreendedores individuais). Não foi realizada uma investigação profunda sobre as motivações deste resultado, porém acredita-se que isso se deva ao fato de ser menos custoso e um meio mais rápido e de fácil acesso. Sugere-se que este tema seja abordado em trabalhos futuros.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em Administração. 7a ed. Porto Alegre: Bookman. 2003 LEVY, M.; WEITZ, B. A. Administração de Varejo. Ed. Atlas, São Paulo, 2000. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2006 SEBRAE; 3º Pesquisa do Varejo Online - VERSÂO FINAL SEBRAE 2016. Varejo Paulista inicia o ano com crescimento de 4,2% nas vendas TURBAN, E.; KING, D. Comércio Eletrônico: Gestão e Estratégia, São Paulo: ed. Pearson,