Resumo

Título do Artigo

O QUÃO PREPARADO ESTÁ O CONSUMIDOR PARA ADOÇÃO DE NOVA TECNOLOGIA?
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Palavras Chave

Comportamento do consumidor
Difusão da Inovação
Disposição para tecnologia

Área

Marketing

Tema

Consumo e Materialismo

Autores

Nome
1 - Josimeire Pessoa de Queiroz
UNIVERSIDADE DE SANTO AMARO (UNISA) - Santo Amaro
2 - Ricardo Pessoa de Queiroz
-
3 - Braulio Oliveira
Nenhuma da Silva - Nenhuma

Reumo

A compreensão de como o consumidor se comporta no estágio de decisão de compras leva à tomada de decisões com menos risco e também à elaboração de estratégias de marketing mais assertivas, merecendo destaque por ser responsável pelo momento em que o consumidor forma opiniões sobre o objeto de desejo frente às alternativas que lhe são apresentadas, gerando o dilema do inovador ou dificuldade verificada na introdução e aceitação de novos produtos, despertando o interesse de empresas e estudos acadêmicos face às inovações sobre seu poder de influência,percepção, processo de adoção ou resistência.
Acredita-se que esta orientação ao cliente quando associada às informações que sinalizem “por que” e “como” são vitais para um julgamento perfeito ou para adoção. Deste modo, este trabalho teve como objetivos: a) identificar a tendência das pessoas em usar produto baseado em nova tecnologia; b) analisar a difusão de inovações quanto à natureza dos consumidores adotantes.
A inovação é um processo interativo que se inicia pela percepção de um novo mercado ou oportunidade para uma invenção baseada em tecnologia com orientações para o desenvolvimento, produção e marketing focando esforços para o sucesso comercial da invenção. Contudo, motivos cognitivos e psicológicos podem levar o consumidor à insegurança e relutância na adoção do novo produto. Parasuraman e Colby (2002) para identificar o processo comportamental associado à disposição para tecnologia utilizaram o Índice de Disposição para Tecnologia (Technology Readiness Index -TRI).
Foi realizada pesquisa quantitativa com base no Índice de Disposição para Tecnologia (TRI). O questionário foi aplicado a estudantes da graduação e pós-graduação lato sensu entre fevereiro e março de 2013 em duas instituições de ensino superior particulares do Estado de São Paulo
Dentre os resultados encontrados, 58,70% dos respondentes possuem disposição para uso de nova tecnologia, com difusão de inovação baseada na natureza da categoria dos adotantes variando de 15% (retardatários) a 27% (pioneiros).
A pesquisa realizada revelou que a grande maioria dos respondentes economicamente e não economicamente ativos possuem uma predisposição à adoção e uso de novos produtos e serviços com base em tecnologia porque permitem ter um controle diário maior em suas vidas, seja tornando seu trabalho mais eficiente ou pela facilidade de utilização, sem a necessidade de pedir ajuda de terceiros.
Bauer, H.H. et al.(2005). Driving consumer acceptance of mobile marketing a theoretical framework and empirical study. Journal of Electronic Commerce Research,6(3),181-192. Parasuraman, A & Colby, C.L.(2002). Marketing para produtos inovadores: como e por que seus clientes adotam tecnologia. Porto Alegre: Bookman. Prihadyanti, D. (2019). Innovation quality: basic concept and measurement model. International Journal of Business Innovation and Research; Geneva. 18 (4), 489-502.