Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS EM UMA EMPRESA DO RAMO AUTOMATIVO NA CIDADE DE FORTALEZA-CE ENTRE OS ANOS DE 2014 E 2016.
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Palavras Chave

Estratégias Empresariais
VBR
Processo decisório

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Processo Estratégico nas Organizações

Autores

Nome
1 - Raphaela Aragão Cordeiro
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza

Reumo

A crise política no Brasil com a então presidente Dilma Rousseff afetava diretamente a confiança dos investidores no Brasil, o que resultou em um fervor que previa, à época, uma crise econômica causada, principalmente, pela desorganização política do país naquele momento. Com todo esse cenário, o empresário e seus gestores estão diretamente interessadas e são responsáveis pelas decisões e estratégias tomadas e aplicadas. Trata-se de um olhar consultivo, com postura evolutiva e processos evolutivos.
O objetivo deste estudo de caso foi analisar as estratégias empresariais e os resultados consequentes de decisões estratégicas tomadas a partir da demanda de mercado e cenário econômico em uma empresa de pequeno porte do ramo automotivo na cidade de Fortaleza entre os anos de 2014 a 2016 à partir de dados internos do objeto de estudo, bem como dados econômicos do período de observância. Observar sua reestruturação para entender como passar por um período de crise econômica sem maiores impactos financeiros e, além disso, abstrair oportunidades de um mercado recessivo.
Segundo a VBR, o gestor tem papel diferenciado no que se refere ao monitoramento de mercado (BARNEY, 1991). Estar em sintonia com as condições de mercado, monitorando suas mudanças e readaptando constantemente seu planejamento, incluindo a manutenção de competências, como também, influenciando a cultura organizacional de encarar as variáveis, torna mais eficiente a transformação destas em recursos intangíveis. Dessa forma, entendemos que a VBR é um conjunto de recursos intangíveis e dentre eles a variável tempo que, por sua vez, agrega a firma dando a ela capacidade de eficiência técnica.
O presente levantamento foi realizado em uma empresa atuante do mercado automotivo da cidade de Fortaleza, sendo denominada neste estudo como Firma, Empresa ou Organização. Aplicamos método de pesquisa qualitativa comparando índices internos com índices externos de mercado e entrevista não-padronizada, objetivando recolher o maior número de informações e conhecimentos sobre o problema e as soluções contemporâneas dentro do seu contexto de vida real. Segundo Yin (2001), “a principal maneira de manter a meta original é, desde o início o propósito da investigação do estudo de caso.”
A partir dessa consciência não baseada em literatura, mas fomentada pela demanda de mercado e necessidade de organização estratégica sustentável, duas empresas de consultoria, foram contratadas para implantar essa reestruturação encarada pelo proprietário como investimento. Uma voltada para processos e outra voltada para blindagem da marca. Seu capital humano e organizacional foi mapeado e a partir destes recursos, seus pontos fortes e fracos foram refletidos. A VBR é uma perspectiva recente que une todo os recursos da firma como estratégia de mercado e existência sustentável (BARNEY, 1991).
Nota-se que a partir de sua obtenção, a informação vai sofrendo um afunilamento à medida em que é avaliada e tratada, restando dela, apenas o que realmente importa para a tomada de decisão (BAZERMAN, 2014). Esse tratamento pode variar conforme visão de cada empresa e resumidamente, a diferença ou heterogeneidade (BARNEY, 1991) entre elas é justamente essa variação de visão e tratamento da informação, o que dá a empresa uma estrutura organizacional única e independente das demais empresas do mesmo ramo no mercado.
BARNEY, J.B. Firm Resources and Sustained Competitive Advantage. Journal of Management, Texas A&M University, vol. 17, n. 01, p. 99 a 120, 1991. Disponível em: Acesso em 10/10/2018. BAZERMAN, Max H. Processo Decisório, Rio de Janeiro. 8º edição, Elsevier, 2014. MINTZBERG, Henry. Las Cinco Ps de la Estratégia. México. Pretice Hall, 1993. YIN, Robert K. Estudo de Casos: planejamento e métodos – 2º edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.