Resumo

Título do Artigo

CROWDFUNDING COMO ALTERNATIVA PARA O FINANCIAMENTO DE PESQUISA CIENTÍFICA
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Palavras Chave

Crowdfunding
Educação
Cultura Digital

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - VICTOR HUGO FERNANDES DE ALMEIDA FERREIRA
Centro Universitário Ateneu - UniAteneu - Lagoa
2 - Oderlene Vieira de Oliveira
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Edson Queiros
3 - Rubens Carlos Rodrigues
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Administração de empresas
4 - Jefferson Dantas Candido
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA (UNIFOR) - Fortaleza

Reumo

O orçamento federal brasileiro para o financiamento de ciência no ano de 2018 foi 19% inferior ao de 2017 (MOREIRA, 2018) e diminuiu mais de 40%, comparado ao período entre 2014 a 2016 (DONIEC; DALL'ALBA; KING, 2018). Nesse cenário de incertezas e de crise, observa-se um modelo de negócio denominado crowdfunding ou financiamento coletivo como uma ferramenta alternativa às formas tradicionais de financiamento e busca de recursos, inclusive, para projetos que nascem no interior das universidades (SCHWIENBACHER, 2018), pois possui como premissa potencializar a capitalização de recursos monetários
Como a plataforma de crowdfunding pode contribuir na captação de recursos financeiros para o desenvolvimento de pesquisas científicas em universidades privadas? Neste sentido, foi definido como objetivo geral analisar a viabilidade de uma plataforma crowdfunding como uma ferramenta de arrecadação de fundos para o financiamento de pesquisas científicas em instituições de ensino superior privada e como objetivos específicos: 1) identificar modelos de sucesso nas universidades norte-americanas e 2) apresentar um modelo de plataforma de crowdfunding no contexto brasileiro.
A criação de valor social pelos empreendedores baseia-se na medição dos benefícios adquiridos pelas pessoas cujas necessidades urgentes não estão sendo atendidas por qualquer meio gerando impacto social (CARRAHER; WELSH; SVILOKOS, 2016; EL EBRASHI, 2013).A teoria da sinalização fornece uma lente para entender como os sinais são adotados pelos criadores de crowdfunding para transmitir informações de qualidade do projeto e influenciar os apoiadores na decisão de investimento (WANG et al., 2015). A legitimidade organizacional é sinal de competência com potencial de fomentar parcerias externas.
Trata-se de uma pesquisa descritiva e documental, com abordagem qualitativa, no qual utilizou um questionário semiestruturado - baseado nas pesquisas de Chen e Xiao (2016), Gerber e Hui (2014) e Hervé e Schwinbacher (2018) - com 30 coordenadores dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das instituições privadas de ensino superior situadas da cidade de Fortaleza-Ceará. O período de coleta de dados compreendeu os meses de setembro de 2017 a fevereiro de 2019. Para analisar os dados, utilizou-se de Análise de Conteúdo e a interpretação com o Atlas.ti.
Com os resultados da pesquisa os autores apresentam uma possibilidade de criação e implantação de uma plataforma crowdfunding para o financiamento de pesquisas científicas em IES privada no Brasil: a) Incentivar projetos de crowdfunding com valor social; b) Apresentar sensatez e confiabilidade, solicitando somente o valor necessário para a conclusão do projeto; c) A campanha de crowfunding é um negócio e com isso é necessário ter uma equipe ao seu dispor capaz de lançar, testar e divulgar a idéia; d) Utilização de redes sociais para alavancar seguidores para a campanha e ser persistente.
Dentro os achados da pesquisa cabem destacar que os modelos de sucesso nas universidades americanas são baseados em: a) receber recompensas; b) campanhas criativas e confiáveis; c) apoiar uma causa; d) possuir o senso de ajudar os outros; e e) fazer parte do cotidiano da faculdade. Em relação ao modelo de crowdfunding que pode ser criado e implantado para financiar pesquisas científicas no contexto brasileiro deverá ser estruturado com base nas seguintes variáveis: criação de valor social, confiabilidade, financeiramente viável, possuir um marketing design eficiente e sistema de recompensa.
BELLEFLAMME, P.; LAMBERT, T.; SCHWIENBACHER, A. Crowdfunding: Tapping the right crowd. Journal of business venturing, v. 29, n. 5, p. 585-609, 2014. CHEN, G. XIAO, Lu. Selecting publication keywords for domain analysis in bibliometrics: A comparison of three methods. Journal of Informetrics, v. 10, n. 1, p. 212-223, 2016. COOK, N. Enterprise 2.0: How social software will change the future of work. Routledge, 2017. GERBER, L. HUI, J. Crowdfunding: How and Why People Participate. In: International Perspectives on Crowdfunding: Positive, Normative and Critical Theory. Emerald Group Publishing Lim