Resumo

Título do Artigo

Escalas de Intenção de Boicote Político
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Palavras Chave

Boicote do Consumidor
Política
Comportamento do Consumidor

Área

Marketing

Tema

Redes, mídias sociais e meios digitais

Autores

Nome
1 - Breno de Paula Andrade Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - Instituto de Nutrição Josué de Castro
2 - Steven Dutt Ross
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO) - CCET

Reumo

Boicote, na perspectiva do comportamento do consumidor, é o ato do consumidor deixar de comprar de uma empresa como uma forma de repúdio a uma ou mais ações relacionadas a um comportamento empresarial que diverge das crenças, valores ou ideologias do consumidor. Neste trabalho são apresentadas duas escalas para mensurar a intenção de boicote político de consumidores que se autodeclararam de Esquerda de de Direita. Três fatores são apresentados: (i) Financiamento Empresarial e Corrupção; (ii) Posicionamento Político Empresarial; e (iii) Posicionamento do Consumidor.
Entendendo as lacunas em relação às escalas para mensurar o boicote do consumidor, teve-se como problema de pesquisa: quais são os fatores que emergem da intenção de boicote do consumidor a uma empresa em função de aspectos políticos? Assim, o objetivo geral deste estudo é apresentar uma escala que identifique os fatores que influenciam o consumidor a boicotar em função de aspectos políticos. Como recorte, identificou-se também a intenção de consumidores de esquerda em boicotarem a empresa Havan - que financiou Jair Bolsonaro nas eleições de 2018.
A literatura em comportamento do consumidor destaca a existência de sete tipos de boicote (Friedman, 1999, Klein, Smith & John, 2004, Cruz & Botelho, 2015, Cruz, 2017; Cruz, 2018). Todavia, não existem estudos que apresentem escalas relacionadas a cada tipo de boicote. Apenas o estudo de Klein, Smith & John (2004) apresentou uma escala de motivações para o boicote. Os estudos posteriores não se concentraram em desenvolver escalas para os tipos de boicotes na literatura - o que se configura como uma lacuna na temática do boicote.
A Análise Fatorial para variável categórica ordinal foi utilizada em uma amostra não-probabilística com 607 consumidores, divididos em quatro subgrupos de acordo com suas autodeclarações em relação à ser de Direita ou Esquerda. Um pré-teste do survey foi realizado com 19 consumidores. A coleta de dados foi realizada durante o segundo turno das eleições de presidenciais de 2018. Todas as premissas da Análise Fatorial foram atendidas. O número de fatores foi determinado por meio do scree plot usando como critério a regra do cotovelo - o que gerou três fatores.
A análise de dados identificou a existência de duas escalas com 3 fatores e 13 itens para ambas. A polarização entre ser de Esquerda ou Direita originou a necessidade de separar consumidores das diferentes ideologias políticas. Os fatores encontrados foram: (i) Financiamento Empresarial e Corrupção; (ii) Posicionamento Político Empresarial; e (iii) Posicionamento do Consumidor. Por exemplo, consumidores que se autodeclaram de Esquerda tenderam a ter maior intenção de boicote nos fatores a uma empresa que apoiava um candidato, ativista ou partido político de Direita.
Além dos fatores, algumas hipóteses foram apresentadas. Assim, consumidores de Esquerda tiveram maios intenção de boicote à Havan que consumidores que se autodeclararam de Direita. Homens de Esquerda, quando comparado às mulheres de Esquerda, tiveram maior média no Fator Posicionamento do Consumidor. Isso demonstra que homens ao refletirem sobre sua ideologia política tiveram nessa amostra maior intenção de boicote que mulheres. Os outros dois fatores não apresentaram diferença entre homens e mulheres.
Cruz, B. de P. A. (2017). Social Boycott. Review of Business Management, v. 19 (63), pp. 5-29. DOI: http://dx.doi.org/10.7819/rbgn.v0i0.2868 Klein, J. G., Smith, N. C., & John, A. (2004). Why we boycott: Consumer motivations for boycott participation. Journal of Marketing, 68(3), 92-109. Friedman, M. (1999). Consumer boycotts: Effecting change trough the marketplace and the media. New York: Routledge. Cruz, Breno de Paula Andrade. Boicote Político. In: ENANGRAD, 29, 2018, FECAP. São Paulo-SP. XXIX Enangrad. São Paulo: Angrad, Outubro 2018, 1-15.