Resumo

Título do Artigo

Computação em nuvem e o desafio de inovação das consultorias integradoras de sistemas
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Inovação
Computação em nuvem
Consultoria integradora

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Marcelo Seiji Tokumaru
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - São Paulo
2 - ANTONIO GERALDO DA ROCHA VIDAL
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Depto de Administração

Reumo

Observa-se atualmente uma aceleração da revolução tecnológica cujos pilares são a globalização, a sustentabilidade e uma sociedade conectada por meio da evolução de tecnologias que vem impondo profundas mudanças nas relações sociais, na economia, na cultura, na política e nos negócios. Com a oferta de tecnologias baseadas na computação em nuvem, as empresas passam a ter acesso a soluções de TI que não eram viáveis na modalidade de licenciamento, como passam também a usufruir de recursos de mobilidade, big data, internet das coisas e outros avanços inerentes a esta plataforma.
A adoção da computação em nuvem pelo mercado ocorre no modelo de subscrição de software, plataforma e infra estrutura como serviço, permitindo as empresas a implantação de sistemas de gestão de forma mais rápida e com custos menores. Este novo modelo trouxe profundos impactos para as consultorias integradoras de sistemas de informação uma vez que no modelo de subscrição dos softwares como serviço os sistemas passam a ser habilitados digitalmente e com menos esforços, desafiando as consultorias a inovar seu portfólio de serviços.
Desde a consolidação dos sistemas de gestão na década de 1.990 o caminho de evolução para as consultorias de integração foi marcado pelo aumento da necessidade de serviços atrelados à aquisição dos softwares. A abordagem de inovação para estas empresas foi orientada pelos fabricantes tanto pela mudança de plataformas como pelo aumento de soluções verticalizadas. Com a adoção dos sistemas em nuvem altera-se este cenário e as consultorias integradoras tem o desafio de inovarem em seu portfólio de produtos e serviços para que possam oferecer projetos mais rápidos e com menores custos.
Por meio de uma pesquisa ação participativa, este trabalho teve como objetivo executar um processo de inovação estruturado que permitisse a uma empresa de consultoria o contato com a cultura de inovação. Foram aplicados os conceitos de processo de inovação para identificar oportunidades de negócio, gerar ideias, selecionar um projeto, desenvolver um novo produto (basedo em soluções disponibilizadas pela plataforma de computação em nuvem) e lançá-lo efetivamente no mercado.
Para se iniciar uma mudança cultural que promovesse a inovação foram necessárias muitas etapas sendo fundamental o engajamento da alta administração da organização. Os administradores devem perceber que a habilidade de inovar da organização está diretamente ligada à sua sobrevivência e evolução e os resultados de uma sondagem efetuada em relação a aproximação da empresa com a cultura de inovação demonstraram que houve aumento na avaliação média de quase todos os quesitos estudados comparando-se um período de 2 anos.
Como contribuição prática houve o efetivo lançamento no mercado de um produto inovador e o encorajamento de comportamentos que fortaleceram o compartilhamento de uma visão inovadora para a empresa estudada. Para a academia consideramos que a habilidade de inovação de uma organização é fundamental para sua sobrevivência e evolução e, estudos como o presente contribuem para a consolidação de pesquisas aplicadas em empreendedorismo e inovação.