Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM INTERORGANIZACIONAL E CAPACIDADE DE ABSORÇÃO: EVIDÊNCIAS EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE TI
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Palavras Chave

Inovação em serviços
Aprendizagem interorganizacional
Capacidade Absortiva

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Andreia da Silva Souza
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico - BH
2 - Ângela França Versiani
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Programa de Pós graduação em Administração

Reumo

As pesquisas sobre inovação em serviços têm crescido nos últimos anos, assumindo destaque na agenda sobre inovação.Os processos de troca e os relacionamentos com parceiros são cada vez mais primordiais, os quais possibilitam a expansão de novos conhecimentos aos envolvidos na relação colaborativa, de forma a desenvolverem novos aprendizados. Esse aprendizado é denominado na literatura de aprendizagem interorganizacional, por meio da qual torna-se mais fácil e acessível adquirir conhecimento de parceiros, desenvolvendo a capacidade absortiva dos envolvidos.
Visando contribuir para o fortalecimento da discussão entre aprendizagem interorganizacional e capacidade absortiva, este artigo apresenta uma pesquisa que trata a influência da aprendizagem interorganizacional na capacidade absortiva de uma empresa de desenvolvimento de software em um contexto de um projeto. Esse projeto serviu de base para responder a seguinte questão de pesquisa: “como a aprendizagem interorganizacional com o cliente contribui para o aumento da capacidade absortiva do fornecedor?”.
Dado o fato de que uma organização que aprende é aquela hábil em criar, adquirir e transferir conhecimentos, modificando seu comportamento (Garvin, 1993), entende-se que a AIO tem a capacidade absortiva como facilitadora dos seus processos. A CA está relacionada a capacidade em aprender com o outro, ocorrendo a assimilação e a utilização de novos conhecimentos externos. As relações interorganizacionais oferecem um importante espaço para o compartilhamento de diferentes conhecimentos e experiências, resultando em aprendizado para os participantes (Balestrin, Vargas & Fayard, 2008).
Compreender se e como a aprendizagem interorganizacional com o cliente influencia a capacidade absortiva do fornecedor, objetivo deste trabalho, levou à utilização da abordagem qualitativa e método estudo de caso. Para tanto, foi selecionado o caso da empresa DTI Digital que representa a unidade de análise da pesquisa. A escolha deste caso, qual seja, o desenvolvimento de um chatbot com inteligência artificial sob encomenda, se deu em função de sua importância para a empresa fornecedora e para a empresa cliente, devido aos resultados que o projeto proporcionou as empresas.
Comprovou-se que a participação conjunta do cliente no desenvolvimento do serviço, denominada cocriação, impulsiona o relacionamento entre o fornecedor e o cliente, agrega novos conhecimentos à díade, além de facilitar a construção da demanda do cliente. Foi evidenciado que a principal e mais eficaz fonte de busca de novos conhecimentos pela DTI Digital é o seu cliente. A partir da análise dos resultados e da teoria, foi possível levantar 3 proposições.
Conclui-se que a AIO relaciona-se fortemente com a CA. Portanto, a CA depende da organização aprender com o novo conhecimento adquirido para alterar seus processos significativamente. Ressalta-se que o desenvolvimento da CA da DTI Digital foi oriundo do aumento da CA da equipe do projeto. A capacidade absortiva da empresa foi desenvolvida a partir de um ciclo completo de aprendizagem que envolveu a interação ativa com o cliente. A inovação nos serviços por causa da cocriação relaciona-se significativamente com o aumento da CA tanto do fornecedor quanto do cliente, criando um ciclo de inovação.
Camisón, C., & Forés, B. (2010). Knowledge absorptive capacity: new insights for its conceptualization and measurement. Journal of Business Research63(7), 707-715. doi: 10.1016/j.jbusres.2009.04.022. Cohen, W. M. & Levinthal, D. A. (1990). Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quarterly. Vol.35, n.1, pp.128-152. Gallouj, F. & Savona, M. (2009). Innovation in services: a review of the debate and a research agenda. Journal of Evolutionary Economics, Springer Verlag (Germany), 19 (2), pp.149-172.