Resumo

Título do Artigo

PROCESSO DE DECISÃO EM PUBLICAÇÃO DE LIVROS: OLHARES SOB A PERSPECTIVA DOS DOCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)
Abrir Arquivo

Palavras Chave

publicação
livros
processo decisório

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Shani Carvalho Ceretta
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-graduação em Gestão de Organizações Públicas
2 - DANIEL ARRUDA CORONEL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - ADMINISTRAÇÃO

Reumo

Pesquisas realizadas revelam que as editoras universitárias têm, desde 2015, diminuído a tiragem de suas publicações, reflexo da retração econômica a qual o país enfrenta. Tratando-se de editoras vinculadas a instituições de ensino, nas quais a produção científica é amplamente requerida e estimulada por órgãos de fomento à pesquisa, pode-se inferir que a média poderia ser bem mais ambiciosa. Deve-se estimular a continuidade dos serviços prestados por editoras, bem como a produção autoral. Assim, este trabalho atua visando o desenvolvimento e aperfeiçoamento do setor editorial universitário.
Este trabalho se insere numa busca pelo alinhamento entre os interesses de autores docentes da UFSM e da Editora que representa a instituição. Ao explorar o tema vigente, será possível ampliar os conhecimentos e estudos nessa área, podendo servir como fonte de informação para o desenvolvimento e melhoria das editoras universitárias já constituídas e para aquelas que virão a ser desenvolvidas nas instituições de ensino, principalmente públicas, tendo em vista que muitas questões referentes à gestão de organizações públicas ainda se encontram em estágio incipiente.
Atualmente, é indiscutível a necessidade de as organizações conhecerem o processo de tomada de decisão de compra ou contratação de serviços de seus consumidores para que atendam melhor às suas necessidades e racionalizem seus recursos. Nesse sentido, torna-se relevante identificar como se desenvolve o processo de decisão adotado pelos docentes doutores da UFSM na escolha de uma editora para publicação de livros científicos, técnicos e profissionais (CTP).
Este trabalho pode ser classificado como uma pesquisa de natureza exploratória descritiva, com abordagem qualitativa, realizada via entrevistas semiestruturadas e examinada via técnica de análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa são formados em parte por docentes vinculados à Universidade Federal de Santa Maria, que tenham publicado ao menos um livro como autor ou organizador de obra.
Os resultados obtidos iniciam-se com a caracterização dos perfis pessoal, profissional e das publicações referentes aos 20 autores participantes, seguida pela identificação e sistematização do processo de decisão adotado pelos docentes da UFSM na escolha de uma editora, passando pela busca de informações, avaliação de alternativas, consumo dos serviços e avaliação pós-consumo. Ainda, foram identificadas as estratégias de decisão utilizadas para a determinação da editora empregada pelos participantes e propostas melhorias nas práticas de gestão da Editora UFSM.
Observa-se que não é possível o estabelecimento de perfis autorais em processo de publicação de livros, tampouco era a intenção deste estudo, tendo em vista que se trata de uma pesquisa qualitativa em um setor sob um viés ainda inédito. Logo, o objetivo limitou-se a conhecer opiniões e levantar possibilidades de desenvolvimento no setor editorial de nicho científico, técnico e profissional, possibilitando às editoras um conhecimento mais aprofundado sobre seus fornecedores – os autores.