Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO DE DIMENSÕES SOCIOECONÔMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA VISÃO A PARTIR DE MUNICÍPIOS MINEIROS
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Palavras Chave

Socioeconômico
EaD
IMRS

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento

Autores

Nome
1 - Roberta de Cássia Macedo
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - Belo Horizonte
2 - Daniela Viegas da Costa-Nascimento
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS (PUC MINAS) - Coração Eucarístico
3 - Iara Vaz Vieira de Sousa
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA (UNA) - Contagem

Reumo

Cidades estão implementando ações e criando soluções baseadas no emprego de tecnologia. Quer-se melhorar a vida das pessoas, ampliar a qualidade da gestão dos recursos e contar com a participação cidadã. Diante das características singulares da sociedade brasileira, verifica-se um panorama heterogêneo de desenvolvimento e desigualdades (SOUZA, 2015). Ao aprofundar no aspecto educacional, chega-se à modalidade do ensino a distância e a necessidade de fomentar a ascensão da população de baixo nível socioeconômico por meio do fortalecimento das políticas sociais voltadas à educação.
Propõe-se uma análise socioeconômica dos municípios mineiros para verificar se eles apresentam condições favoráveis para a expansão da educação superior à distância. Visa-se à análise de fatores que fortaleçam as políticas públicas relacionadas à EaD. Fez-se necessário distinguir e operar variáveis indicativas do desenvolvimento educacional e da gestão socioeconômica dos municípios a partir do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) a fim de compreender a realidade socioeconômica e identificar elementos que possibilitem reflexões sobre a educação a distância na realidade mineira.
A natureza emancipatória da educação, somada ao questionamento reconstrutivo, buscam autonomia crítica e criativa das pessoas (DEMO, 2011). Para a plenitude dessa transformação social, a educação necessita se ressignificar e suscitar sua visão revolucionária de territórios para a solução das desigualdades. A partir das características da sociedade brasileira, observa-se um cenário heterogêneo de desenvolvimento e desigualdades (SOUZA, 2015). Torna-se essencial fomentar a ascensão da população de baixo nível socioeconômico por meio do fortalecimento das políticas sociais voltadas à educação.
A pesquisa é exploratório-descritiva conduzida sob base documental em municípios de Minas Gerais, com objetivo de analisar as dimensões socioeconômicas para o desenvolvimento da EaD. Os dados foram extraídos do Índice Mineiro de Responsabilidade Social. Fez-se necessário distinguir e operar variáveis indicativas do desenvolvimento educacional e da gestão socioeconômica dos municípios mineiros, divididos nos 17 territórios de desenvolvimento, com recorte amostral de 30 a 100 mil habitantes, nos anos de 2016 a 2018.
Cada variável foi analisada separadamente por meio de gráficos que possibilitam análises comparativas entre os territórios de Minas Gerais. Nesse sentido, iniciaram-se as avaliações pelo construto Educação, como variável social. A próxima análise foi do construto Renda e Emprego, como variável econômica. O resultado demonstra a importância em identificar a região que possui ou não condições socioeconômicas para receber o ensino superior a distância e, ao mesmo tempo, trazer melhorias para o desenvolvimento local.
A definição dos indicadores oferece aderência a fatores que possam vir a intervir em melhores condições para a expansão da educação mineira. Situação recorrente em outros estados brasileiros, a desigualdade é revelada ao se analisar os gráficos e construtos do estudo. Os territórios mais próximos da Região Nordeste do Brasil se encontram em situação de maior vulnerabilidade, enquanto que os territórios mais ao Sul, e também o Triângulo Mineiro, apresentam resultados mais altos em investimentos em educação, principalmente por estarem mais próximos à capital e a São Paulo e Rio de Janeiro.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO (FJP). Centro de Estatística e Informações (CEI). Belo Horizonte: Fundação João Pinheiro, 2018. Disponível em: < http://www.fjp.mg.gov.br. Acessos em 08 ago 2018 e 04 out 2018. PRZEYBILOVICZ, E.; CUNHA, M A; MEIRELLES, F. S. O uso da tecnologia da informação e comunicação para caracterizar os municípios: quem são e o que precisam para desenvolver ações de governo eletrônico e smart city. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 52, n. 4, p. 630-649, ago. 2018. SOUZA, J. A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo: LeYa, 20