Resumo

Título do Artigo

PROPOSTA DE UM MODELO PARA AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: um ensaio teórico
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Palavras Chave

Tecnologia de Informação
Competência em TI
Infraestrutura de TI.

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Teorização e Metodologias para Pesquisa em SI

Autores

Nome
1 - DESTINADO ARTUR GUITE
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis
2 - Gilberto Perez
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - PPGA

Reumo

As tecnologias da informação (TI) são vistas por muitos pesquisadores (ZAIN; CHE; ABDULLAH, 2005; PANDA; RATH, 2017; QUEIROZ et al., 2018) como sendo o veículo que impulsiona a inovação dentro da organização. A competência em TI, entendida como a extensão para a qual a organização é conhecida no uso efetivo da T,I tem sido abordada por pesquisadores do século XXI como sendo de grande influência na atividade da organização ao proporcionar infraestrutura funcional de TI com especialidades destacadas.
Dois grupos considerados chaves para a avaliação da Competência em TI e a sua relação com agilidade dentro da organização, optou-se por unir os seus subconstructos – infraestrutura da TI, abrangência dos negócios da TI e postura proativa da TI, de um lado, flexibilidade e integração da TI, ligado a estudos da relação entre Competência em TI e agilidade da cadeia de suprimentos, do outro lado. Foi objetivo deste ensaio propor um modelo de avaliação da Competência em TI pela avaliação e reflexão dos diferentes posicionamentos presentes na literatura.
Para o entendimento da Competência em TI, a grande referência vai para Lu e Ramamurthy (2011) no seu estudo sobre a relação entre a capabilidade em TI e agilidade organizacional. Eles descreveram a capabilidade em TI como sendo uma função de capabilidade da infraestrutura da TI, capabilidade de abrangência de negócios da TI e postura proativa de TI como preditores da agilidade organizacional. Lu e Ramamurthy (2011) transformaram o conceito de capabilidade em TI em Competência em TI e mantiveram os seus reflexos na infraestrutura de TI, abrangência de negócios da TI e postura proativa de TI.
As abordagens sobre a competência em TI são diferentes e demandam uma certa análise por parte dos pesquisadores da área. Embora as pesquisas sejam diferentes e tenham decorridos em ambientes distintos, existe um aspecto que é comum – todos abordam a Competência em TI, mas as medidas da avaliação tornam-se diferentes enquanto o objetivo geral é de avaliar a influência desta não desempenho organizacional. Este desempenho, dependendo da infraestrutura da TI montada, pode influenciar positiva ou negativamente o desempenho organizacional.
Partindo dos subsídios das diferentes pesquisas realizadas sobre o tema e, tendo em atenção o foco da análise na medida da Competência em TI conseguiu-se apurar que as pesquisas ligadas à agilidade da cadeia de suprimentos como fonte de vantagem competitiva, veem a flexibilidade e a integração da TI como fontes chaves para lograr os objetivos previamente traçados na organização. Por outro lado, as pesquisas que relacionam a Competência em TI e a agilidade organizacional medem a competência em TI a partir da infraestrutura da TI, abrangência dos negócios da TI e postura proativa.
LU, Y.; RAMAMURTHY, K. Understanding the Link Between Information Technology Capability and Organizational Agility: An Empirical Examination. MIS Quarterly, v. 35, n. 4, p. 931–954, 2011. MALEKIFAR, S. et al. Organizational Culture, IT Competence, and Supply Chain Agility in Small and Medium-Size Enterprises. Global business and Organizational Excellence, p. 69–76, 2014. NAM, D.; LEE, J.; LEE, H. Business analytics use in CRM: A nomological net from IT competence to CRM performance. International Journal of Information Management, v. 45, n. 96, p. 233–245, 2019.