Resumo

Título do Artigo

Empreendedorismo e Emoções: Conexões e Desafios para o Empreendedorismo Cultural.
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Palavras Chave

Emoção
Empreendedorismo
Empreendedorismo cultural

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - Alexandre Leite de Ávila
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Música
2 - Eduardo Paes Barreto Davel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EA

Reumo

O empreendedorismo já foi abordado na literatura com diferentes enfoques. A partir do início do século XXI, as emoções passam a integrar os estudos no campo do empreendedorismo (Cardon, 2009). Neste artigo, nos concentramos na relação entre emoção e empreendedorismo e as interfaces com o empreendedorismo cultural. Este recorte foi escolhido considerando que, apesar da importância do empreendedorismo cultural, não encontramos uma produção relevante a respeito da influência emocional sobre os empreendimentos deste setor.
O presente artigo tem o objetivo de integrar e discutir conhecimentos existentes a respeito das relações entre emoções e empreendedorismo, buscando conexões com a área cultural e sinalizando desafios e possibilidades para novas pesquisas. Desta forma, pretende-se lançar uma nova luz sobre o entendimento das relações entre emoções e empreendedorismo, com ênfase no empreendedorismo cultural.
O trabalho se sustenta em três pilares teóricos principais: 1) O conceito de “dinâmicas emocionais”, utilizado pelas pesquisadoras Liu e Maitlis (2014), para uma sequência de emoções que seguem um determinado padrão. 2) Emoções pela perspectiva social, linha teórica na qual se argumenta que as emoções são construídas e influenciadas pelos grupos sociais (Elfenbein 2006) 3) Emoções pela perspectiva cultural, segundo a qual as pessoas costumam traduzir suas emoções, buscando nos significados culturais uma resposta adequada. (Williams, 1998)
Discutimos que o conceito de dinâmicas emocionais, trazido por Liu e Maitlis (2014) engendra um leque de possibilidades para entendermos o valor da emoção na prática empreendedora. Apontamos também que a base social para a conduta empreendedora, proposta por Goss (2005) é um possível caminho para futuros estudos. Além disso, foi discutido que, considerando a característica profundamente emocional da arte, elemento central no empreendedorismo cultural, é razoável supor que este setor configura-se como um ambiente propício para estudos sobre as relações entre emoções e empreendedorismo
Percebemos que, apesar da produção encontrada a respeito das emoções no empreendedorismo, inexistem estudos que adotem uma conceituação teórica adequada das emoções para estudos empreendedores, que investiguem questões importantes como o conceito das emoções enquanto processo cultural e sua consequente importância no processo empreendedor, bem como uma melhor compreensão das peculiaridades emocionais existentes no campo do empreendedorismo cultural e artístico. Deste modo, propomos caminhos teóricos que podem gerar novos estudos capazes de preencher tais lacunas.
Liu, F., & Maitlis, S. (2014). Emotional dynamics and strategizing processes: A study of strategic conversations in top team meetings. Journal of Management Studies, 51(2), 202-234. Elfenbein, H. A. (2007). Emotion in organizations: A review and theoretical integration. Academy of Management Annals, 1(1), 315-386. Fineman, S. (2003). Understanding emotion at work. London: Sage Publications. Williams, S. J. (2001). Emotion and social theory: corporeal reflections on the (ir)rational. London: Sage Publications.