Resumo

Título do Artigo

Desenvolvimento e Sustentação de Aceleradora de Startup com Interesse Social
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Palavras Chave

Startup
empreendedorismo social
solução de problema

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Gabriel Martins Mendes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - São Paulo
2 - Reynaldo Cavalheiro Marcondes
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Centro de Ciências Sociais e Aplicadas

Reumo

Este trabalho apresenta o processo de solução do problema de desenvolvimento e sustentação da aceleradora de startups com foco em tecnologia, de interesse social, a Bluefields Development, localizada na cidade de São Paulo. Foi criada por três jovens acreditando que o empreendedorismo é capaz de influenciar a economia local e nacional com impacto social. Contudo, a realidade mostrou desafios muito além daqueles esperados na elaboração do seu planejamento.
No ano de 2017 apenas 10% da receita bruta da Bluefields foi proveniente do seu programa de aceleração, enquanto os 90% foram obtidos entre a dívida conversível (49%) e a fundo perdido (41%), demonstrando ser esta uma maneira não eficiente de financiar o seu negócio. Até há pouco a Bluefields oferecia apenas o serviço de aceleração The Big BaM!, sem a possibilidade de ofertar novos programas. Relatório elaborado pela plataforma Gust indicou que apenas 17% das aceleradoras obtiveram receitas com programas de aceleração.
O diagnóstico levou em conta entrevistas com gestores e empreendedores, relatórios financeiros, e depoimentos de antigos participantes, para identificar a baixa atração do programa, tendo se identificado inúmeras questões pessoais. Isso, tornou-se um obstáculo para a captação de mais de 148 empreendedores por ano para o programa de aceleração alcançar o seu ponto de equilíbrio financeiro, ficando claro que a oferta de um único produto não elevaria e sustentaria a sobrevivência e a rentabilidade da Bluefields, dada a fraqueza do seu portfólio de produtos.
A estratégia proposta incorporou novas ofertas: a) Programa Hipótese/Validação; b) Programa de Aceleração Livre; c) Programa de Aceleração Corporativo d) Programa de Empreendedorismo Universitário; e) Programa Online. Elaborou-se um plano com ações específicas para a oferta de cada um desses programas, tendo em vista atenderem públicos diferentes. Foi imediatamente aprovado e implementado, com a revisão do modelo de cobrança e preço do programa de aceleração livre, a formatação dos outros programas, e iniciada a prospecção de parceiros para estes programas.
Pelo fato da implementação da estratégia estar no seu início, os resultados esperados com os clientes ainda não foram obtidos. Contudo, a sua elaboração provocou internamente transformações relevantes quanto à mudanças de visão e foco nas oportunidades, anteriormente consideradas. Foi criado efetivo valor à empresa com esse trabalho, tendo a equipe permanecido sempre disponível para compartilhar informações, agindo de forma pró-ativa. Desde então, a aceleradora passou a adotar melhorias e novas soluções, bem como aumentando a sua participação em eventos e realizando novas parcerias.
Apesar da proposta aqui apresentada ter se destinado especificamente à Bluefields, considera-se que seu conteúdo tenha aplicação em outras aceleradoras de startups. O presente trabalho buscou mostrar de maneira simples o segmento desse negócio, os seus principais atores, e apresentou alternativas de produtos para os empreendedores. Propiciou inovações, por meio do portfólio diferenciado de produtos destinados a startups que se encontrem em estágios iniciais de hipótese e validação do produto. É elevada a expectativa de que a proposta traga os resultados esperados.