Resumo

Título do Artigo

Os desafios das unidades de ensino na implementação da nova base nacional comum curricular (BNCC) - competências tecnológicas
Abrir Arquivo

Palavras Chave

BNCC
desafios
recursos tecnológicos

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Janaina Baroni Francisco
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - UAB Polo Santos
2 - Márcia Santos da Rocha
Escola Paulista de Política, Economia e Negócios - Universidade Federal de São Paulo - EPPEN/Unifesp - Osasco

Reumo

O presente estudo pretende abordar os desafios para implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, aprovada em dezembro de 2017, enfatizando as competências tecnológicas. O objetivo geral do artigo é identificar os desafios para implementação da BNCC nas unidades escolares, com foco nas competências voltadas para a tecnologia.
Iniciamos com um breve histórico da educação no Brasil, seus avanços e retrocessos e como a Constituição de 1988 trouxe uma esperança para a educação brasileira, até os dias atuais, com a implementação da BNCC. Além disso, pretende-se relatar a experiência de um projeto que está sendo desenvolvido em uma escola municipal de Ensino Fundamental II, no município de Santos – SP, que consiste numa alternativa pedagógica bastante aderente às diretrizes dispostas na BNCC.
A Gestão Educacional no Brasil, principalmente em relação à legislação educacional, teve seu início nos primórdios do Brasil colonial, mas somente no século XX passou a ser objeto de discussões e debates mais constantes.A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) apresenta uma proposta para o alcance de objetivos de aprendizagem, tendo como fundamento, o desenvolvimento de competências. A inclusão de competências tecnológicas na BNCC é um reflexo do atual cenário tecnológico do mundo contemporâneo. Os recursos tecnológicos devem potencializar a aprendizagem e a assimilação dos conteúdos propostos
A educação no Brasil apresenta desafios de várias ordens, tais como estruturais, pedagógicos, financeiros, sociais, culturais, dentre outros. São problemas que, além de diversos, são complexos. A tecnologia deve ser utilizada de forma a atender qualquer conteúdo pedagógico e cabe ao docente, mostrar aos estudantes o quanto isso pode ajudá-los na busca pelo conhecimento e no seu uso com criticidade e responsabilidade. Nosso grande desafio é implementar a Base Nacional com os recursos e estrutura disponíveis.
A escola onde atuo foi uma das contempladas na primeira fase do projeto e, a partir de então, propusemos para a equipe gestora o Projeto Conect@ Jovem, como alternativa pedagógica para desenvolver competências e habilidades voltadas para a educação integral de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental II. Foram desenvolvidos 4 aplicativos para celular em aproximadamente 2 meses. Com os resultados obtidos, demonstramos que é possível desenvolver competências e habilidades envolvendo os diversos componentes curriculares associados aos recursos tecnológicos.
A tecnologia, quando atrelada à proposta político-pedagógica, pode ser uma grande aliada dos docentes e discentes. A ideia é trabalhar de forma inovadora junto aos estudantes, estimulando a curiosidade e despertando o interesse pela aprendizagem. O Projeto Conect@ Jovem se mostrou uma alternativa viável e possível para estimular o protagonismo e a autonomia dos estudantes, utilizando a tecnologia como veículo para a aprendizagem. Projetos assim podem ser uma alternativa viável para que as escolas consigam implementar as diretrizes dispostas na BNCC articulando teoria e prática no cotidiano.