Resumo

Título do Artigo

PUBLICIDADE EM JOGOS PARA CELULAR: UM ESTUDO SOBRE OS FATORES QUE INFLUENCIAM AS ATITUDES DOS JOGADORES COM RELAÇÃO AOS ANÚNCIOS EM JOGOS PARA CELULAR
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Palavras Chave

atitude
jogos para celular
publicidade

Área

Marketing

Tema

Redes, mídias sociais e meios digitais

Autores

Nome
1 - Luisa Sepúlveda Marins
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - Belo Horizonte
2 - Erico Aurelio Abreu Cardozo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - CEPEAD - Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração - FACE/UFMG
3 - Juliana Maria Magalhães Christino
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - FACE
4 - Frederico Leocádio Ferreira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS (UFMG) - bolsista

Reumo

Com crescimento do mercado de jogos para celular e do uso de aplicativos, principalmente no Brasil, torna-se importante entender sobre o comportamento dos jogadores e dos consumidores diante de anúncios em plataformas e mídias digitais. Entretanto, as pesquisas atuais estão preocupadas com um cenário geral, carecendo de pesquisas com enfoque em publicidades dentro de jogos online para celular. Além disso, essas pesquisas voltadas para a compreensão do comportamento dos consumidores e jogadores diante da publicidade digital não foram realizadas no Brasil.
Quais fatores da publicidade voltada para jogos para celular influenciam as atitudes dos jogadores? Assim, o trabalho presente tem como objetivo geral entender quais são os fatores que afetam o comportamento e as atitudes dos jogadores em relação à anúncios em jogos para celular.
Este referencial teórico irá analisar o comportamento dos consumidores com relação à publicidade em geral e os desafios da publicidade no contexto atual, e esse aplicado à publicidade e anúncios para celular. Para isso, será feita uma análise teórica dos conceitos que se relacionam com jogos digitais e jogos para celular, bem como o surgimento desses conceitos, e depois, uma revisão bibliográfica para dar suporte aos construtos do modelo do presente trabalho
Tendo em vista o objetivo da pesquisa optou-se por utilizar a abordagem quantitativa, na qual são utilizadas estratégias sistemáticas e objetivas no processo de desenvolvimento do estudo. A partir da abordagem metodológica proposta nesta pesquisa, foi utilizado o método de survey, por se apresentar como o mais adequado para este estudo, uma vez que está associado à observação por meio de perguntas diretas ou indiretas, aplicadas a populações numerosas.
Os dados coletados foram analisados utilizando a abordagem de mínimos quadrados parciais (MQP) para modelagem de equações (MEE) no SmartPLS 3. MPQ é baseado em técnica de MEE, permitindo que cada indicador possa variar em quanto contribui para a pontuação geral da variável latente, sendo assim preferível a outras técnicas (Wynne W Chin, Marcolin, & Newsted, 2003).
A partir disso, é possível concluir que o modelo apresentado foi capaz de realizar o estudo da relação entre as atitudes gerais com relação a publicidade em jogos móveis com os construtos atitudes gerais com relação a publicidade, credibilidade, entretenimento, informatividade, irritação e potencial de redução do preço e, consequentemente, como esses construtos se relacionam com a intenção comportamental.
HAIR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. Bookman Editora, 2009 Sigurdsson, V., Menon, R. V., Hallgrímsson, A. G., Larsen, N. M., & Fagerstrøm, A. (2018). Factors affecting attitudes and behavioral intentions toward in-app mobile advertisements. Journal of Promotion Management, 24(5), 694-714. Poels, K., Janssens, W., & Herrewijn, L. (2013). Play buddies or space invaders? Players’ attitudes toward in-game advertising. Journal of Advertising, 42(2-3), 204-218.