Resumo

Título do Artigo

QUAIS METODOLOGIAS ATIVAS POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES PRECONIZADAS PELAS NORMAS INTERNACIONAIS DE EDUCAÇÃO CONTÁBIL?
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Metodologias Ativas
International Education Standards
Habilidades

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Experiências no ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Mirian Oliveira Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACIC
2 - Gilberto José Miranda
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - FACIC
3 - EDVALDA ARAUJO LEAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU) - Faculdade de Ciências Contábeis

Reumo

O desafio das instituições de ensino superior é possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades aos alunos, a fim de contribuir com a formação e o aperfeiçoamento profissional. Na visão da International Federation of Accountants(IFAC) os profissionais contadores devem possuir, até o final do curso de graduação em contabilidade, habilidades profissionais referentes a aspectos intelectuais, interpessoais e de comunicação, pessoais e organizacionais. À vista disso, o professor deve romper as fronteiras da aula expositiva tradicional, lançando mão de metodologias ativas de ensino.
As metodologias utilizadas pelos professores em sala de aula oportunizam o despertar de diferentes competências. O presente estudo tem o propósito de averiguar o potencial das metodologias ativas de ensino para desenvolver as habilidades preconizadas pela norma internacional de educação contábil denominada International Education Standards 3 da IFAC. A pesquisa procura contribuir com o processo de ensino-aprendizagem ao apresentar diversas metodologias ativas de ensino que despertam habilidades requeridas pela IES 3, tornando-se uma ferramenta para os docentes nas suas práticas pedagógicas.
Para Medeiros et al. (2016) as metodologias ativas são alternativas para enriquecer o ensino, visto que o aluno torna-se o autor principal de seu processo de ensino-aprendizagem, viabilizando o desenvolvimento de habilidades e competências. Há diversas metodologias ativas de ensino, e cabe ao professor identificar a metodologia que melhor se adequa aos objetivos de aprendizagem. De acordo com a IES 3, as habilidades profissionais inerentes ao profissional de Contabilidade são categorizadas nas áreas intelectuais, interpessoais e de comunicação, pessoais e organizacionais (IFAC, 2017).
Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, mediante aplicação de questionários a 290 professores de cursos de Contabilidade brasileiros. Para coleta de dados foi elaborado um questionário com base na IES3. As metodologias de ensino foram classificadas em cinco grupos, estratégias baseadas: (a) na arte, (b) na exposição, (c) em dinâmicas, (d) em práticas, e (e) em problematização. Cada técnica apresenta um ou mais objetivos educacionais e os participantes avaliaram as opções apresentadas e selecionaram os métodos, observando o potencial para despertar das habilidades.
As estratégias baseadas em procedimentos práticos como, visita técnica e prática de campo e as estratégias baseadas na problematização como estudo de caso, ensino e pesquisa e Problem-Based Learning (PBL), são as metodologias que mais despertam habilidades propostas pela IES3 na percepção dos docentes. Contudo, as metodologias baseadas na arte e em dinâmicas obtiveram baixos percentuais de concordância dos professores para o despertar das habilidades. Este fato é plausível, visto que estas metodologias são menos conhecidas pela maior parte dos docentes pesquisados.
Existem diversas correlações positivas e significativas entre a carga horária de cursos de formação inicial e continuada dos docentes e as metodologias ativas. Destacam-se as metodologias baseadas na arte, como: Storytelling, Representação Teatral, Roleplay e Filmes. Esses resultados reforçam a relevância de cursos de formação inicial e continuada, voltados para didática, afim de aperfeiçoar os saberes necessários à atividade docente. Cabe ao professor identificar a metodologia que melhor se adequa aos objetivos de aprendizagem e que proporciona o despertar das diversas habilidades.
CRAWFORD, L.; HELLLIAR, C.; MONK, E.; VENEZIANI, M. International Accounting Education Standards Board: Organisational legitimacy within the field of professional accountancy education. Accounting Forum, v.38, n.1, p.67-89.2014. INTERNATIONAL FEDERATION OF ACCOUNTANTS (IFAC). Handbook of International Education Pronouncements 2017 Edition. New York. Disponível em: . Acesso em: 27 ago. 2018.