Resumo

Título do Artigo

DEFINIÇÕES E FATORES DETERMINANTES DO EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL E AMBIENTAL: DOIS MODELOS CONCEITUAIS A PARTIR DO ESTADO DA ARTE DA LITERATURA
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Palavras Chave

Empreendedorismo Sustentável
Empreendedorismo Ambiental.
Fatores Determinantes

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Social

Autores

Nome
1 - Mariana de Queiroz Brunelli
-
2 - Marcos Cohen
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO (PUC-RIO) - Departamento de Administração

Reumo

No contexto da sustentabilidade corporativa, emergiram na literatura acadêmica os conceitos de empreendedorismo ambiental e empreendedorismo sustentável como modelos de negócios nos quais empreendedores veem a crise socioambiental como oportunidades para a geração de receitas. Todavia, esses são conceitos cujas definições são diversas e não consensuais (Gast, Gundolf & Cesinger, 2017). Além disso, há muitas questões em aberto relacionadas às atividades desses empreendedores e seus impactos, aos fatores que os motivam e aos fatores facilitadores e inibidores (Hall, Daneke & Lenox, 2010).
Este ensaio buscou responder as seguintes perguntas: 1. Como a literatura define empreendedorismo sustentável e ambiental? 2. Quais são os consensos e dissonâncias revelados pela literatura a respeito dos conceitos de empreendedorismo sustentável e ambiental? 3. Quais tipos de empreendimentos sustentáveis e ambientais podem ser caracterizados a partir das definições apresentadas na literatura? 4. Quais fatores influenciadores, motivadores, facilitadores e inibidores são apresentados na literatura como determinantes do processo de empreendedorismo sustentável?
De acordo com Hockerts e Wüstenhagen (2010), o conceito de empreendedorismo sustentável emergiu a partir da década de 1990 na literatura acadêmica e define a criação de negócios que combinam, ao mesmo tempo, a geração de valor econômico, social e ambiental. Autores como Gast, Gundolf e Cesinger (2017) e Al-Saleh e Mahroum (2015) afirmam que os modelos de negócios verdes podem ser amplamente definidos como planos de negócios economicamente viáveis que apoiam a difusão de produtos e serviços que oferecem um benefício ambiental para uma necessidade não atendida no mercado.
Propõe-se um modelo conceitual que busca relacionar os diferentes fatores influenciadores, motivadores, facilitadores e inibidores, que fazem parte do processo de empreendedorismo sustentável, com o modelo organizacional e as estratégias empreendedoras escolhidas e que geram diferentes níveis de valor econômico, social e ambiental dentro do mercado de produtos e serviços sustentáveis. Os fatores que influenciam o engajamento ao empreendedorismo sustentável foram identificados com os valores pessoais dos indivíduos, as oportunidades de mercado e o contexto regulatório e político.
O primeiro modelo proposto identifica quatro possíveis tipos de empreendimentos sustentável a partir da categorização do core business, da motivação e do modelo organizacional: socioambiental, social, ambiental e econômico. O segundo modelo apresenta fatores determinantes para o processo de engajamento e desenvolvimento de empreenedimentos sustentáveis: influenciadores (valores, mercado, regulação), motivadores (causa, lucro ou ambos), modelo organizacional (OSFL, empresa ou híbrido), estratégias empreendedoras (competitivas, colaborativas) e resultados (valor ambiental, social e econômico).
GAST, J.;GUNDOLF, K.;CESINGER, B. (2017). Doing business in a green way: A systematic review of the ecological sustainability entrepreneurship literature and future research directions. Journal of Cleaner Production, 147. HALL, J. K.; DANEKE, G. A.;LENOX, M. J. (2010). Sustainable development and entrepreneurship: Past contributions and future directions. Journal of Business Venturing, 25. HOCKERTS, K.;WÜSTENHAGEN, R. (2010). Greening Goliaths versus emerging Davids — Theorizing about the role of incumbents and new entrants in sustainable entrepreneurship. Journal of Business Venturing, 25.