Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DE FATORES ORGANIZACIONAIS NA ADOÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Administração Pública
Tecnologia da Informação
Sistema Eletrônico de Informações

Área

Administração Pública

Tema

Atendimento ao Cidadão e Prestação de Serviços e Inovação em Gestão Pública

Autores

Nome
1 - Maria do Socorro Torres Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - UAAC
2 - Suzanne Érica Nóbrega Correia
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade
3 - Petruska de Araujo Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - Programa de Pós-Graduação em Administração
4 - Verônica Macário de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG) - Unidade Acadêmica de Administração e Contabilidade

Reumo

A Tecnologia da Informação na Administração Pública tem sido utilizada como mecanismo para promover a eficiência nos serviços públicos. Particularmente, o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), plataforma criada para a tramitação de processos eletrônicos, apresenta-se como alternativa inovadora ao uso do processo físico, gerando inúmeros benefícios à sociedade.
Entretanto, a adoção de sistemas de informação neste contexto é complexa, devido às características intrínsecas a este setor, que, por vezes, representam barreiras à adoção da inovação. Fatores organizacionais, como o treinamento e o apoio da alta gestão, são considerados decisivos para minimizar a resistência dos usuários durante este processo. Assim sendo, o presente trabalho objetiva analisar a influência de fatores organizacionais na adoção de sistemas de informação na Administração Pública.
Nos últimos anos, diversos estudos foram desenvolvidos para investigar as atitudes, intenções e comportamentos relacionados à adoção das tecnologias nas organizações, a exemplo de Davis (1989) e Sabherwal, Jeyaraj, Chowa (2006). Considerando a tecnologia no contexto brasileiro, especificamente, a adoção e aceitação do processo eletrônico nas organizações públicas, Barbosa-da-Silva (2018) propõe um modelo conceitual, baseado em fatores facilitadores e benefícios do sistema percebidos pelos usuários para a sua adoção.
Os dados da amostra de 292 servidores da UFCG, coletados mediante a aplicação de um questionário e tratados com o Statistical Package for Social Sciences (SPSS), foram submetidos: à purificação da base de dados para eliminar outliers e realizar possíveis correções; à análise fatorial exploratória (AFE), a partir dos testes de esfericidade de Bartlett e o de Kaiser-Meyer-Olkin (KMO); à análise de confiabilidade, por meio do Alfa de Cronbach; e à realização da análise de regressão, a fim de verificar a relação entre as variáveis.
Os resultados da presente pesquisa confirmaram a influência positiva dos fatores organizacionais (treinamento e apoio da alta gestão) sobre a percepção dos usuários a respeito da qualidade do sistema, assim como constataram a influência positiva dessa qualidade sobre os benefícios percebidos com a adoção do SEI, corroborando com diversas pesquisas desenvolvidas na área.
O estudo ratifica a importância do treinamento e do apoio da alta gestão na adoção das tecnologias no setor público, uma vez que estes construtos possuem uma influência direta sobre a percepção da qualidade de um sistema. O treinamento apresentou uma influência quase três vezes maior do que o apoio da alta gestão sobre a qualidade, indicando que, apesar da relevância da atuação da alta gestão, se o treinamento for insuficiente, a percepção da qualidade poderá ser comprometida. Validou-se, também, a influência positiva por parte da qualidade sobre os benefícios percebidos pelos usuários.
DAVIS, F. D. Perceived usufulness, perceived ease of use, and user acceptance of information technology. Mis. q, Minneapolis, v. 13, n. 3, p. 319-339, 1989. SABHERWAL, R.; JEYARAJ, A.; CHOWA, C. Information System Success: Individual and Organizational Determinants. Management Science; Dec 2006; 52, 12; ABI/INFORM Global pg. 1849. BARBOSA-DA-SILVA, R. Processo Eletrônico no Brasil: um estudo sobre facilitadores, inibidores e benefícios da sua adoção. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018.