Resumo

Título do Artigo

O Caminho Importa? Desenvolvimento das Capacidades Relacionais na Região do Cerrado Mineiro sob a lente da Path Dependende
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Path dependence
Capacidades Relacionais
Café

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Estratégia Competitiva Baseada em Recursos

Autores

Nome
1 - Rita de Cássia Arantes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Andréa Aparecida da Costa Mineiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - UNIFEI (UNIFEI) - IEPG - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão
3 - Mônica Carvalho Alves Cappelle
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - dae
4 - Cleber Carvalho de Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
5 - José Augusto Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - LAVRAS

Reumo

A Path Dependence tem se mostrado promissora nas ciências sociais por meio da compreensão dos processos históricos. A path dependence evidencia que a história importa e que o legado passado influencia o futuro. Diante das potencialidades dos métodos históricos para compreender os fenômenos organizacionais, há de considerar que a trajetória percorrida na organização é capaz de lhe proporcionar capacidades singulares. Dentre as capacidades, têm-se as relacionais, derivadas dos processos de parceria, com potencial para gerar valor pelas relações de troca e uma estrutura de governança adequada.
Tendo em vista os benefícios da capacidade relacional, a temática tem despertado interesse acadêmico. Entretanto, há lacunas acerca das capacidades relacionais. Neste sentido, emerge o problema desta pesquisa, que consiste em entender como a construção da trajetória, os momentos críticos, e a formação de elementos institucionais contribuem para a formação das capacidades relacionais. Para isso, o objetivo é elucidar a importância das sequências temporais para o desenvolvimento das dimensões da capacidade relacional da Região do Cerrado Mineiro, sob a ótica de suas instituições mantenedoras.
Utilizou-se como abordagem teórica, a path-dependence, que considera que as sequências temporais tem causas relacionais que afetam o rumo das próximas fases da história, é constituída de 5 etapas: (i) condições e antecedentes, (ii) momentos críticos, (iii) sequência autoreforçante, (iv) sequência reativa, e (v) resultados. Há também a abordagem das capacidades relacionais, que tem como base o desenvolvimento de parcerias, com ênfase no processo de aprendizagem e na geração de retornos futuros, compõe-se por 5 dimensões: Coordenação; Cultural; Conhecimento; Tecnológica e Coadaptação.
O estudo se enquadra como descritivo e utiliza o estudo de caso como método de pesquisa. Utilizou-se de fontes primárias (entrevistas com presidentes das cooperativas e com superintendentes das associações) e fontes secundárias (sites, boletins, plano de marca). Para análise dos dados, utilizou-se análise de conteúdo temática e por frequência, partindo de uma grade fechada. As categorias fechadas analisadas foram adaptadas de Hoff (2011) e Alves (2015), considerando a estrutura analítica da path dependence com a identificação das dimensões da capacidade relacional.
A etapa inicial das condições para a formação da RCM é marcada por políticas públicas de desenvolvimento da região; desregulamentação do setor cafeeiro e a criação do CACCER. Os momentos críticos trazem a desregulamentação e a criação do CACCER. A sequência autorreforçante pontua a obtenção da Denominação de Origem (DO) e a criação de comitês. Já a sequência reativa é marcada por eventos, aperfeiçoamento do processo e melhoria da governança. Por fim, os resultados trazem um panorama atual que traz um café de atitude, a valorização da DO, a experiência em cafés especiais e geração de demanda.
Os resultados foram analisados com base no mapeamento da trajetória e conjuntura existente na formação da RCM, identificação dos momentos críticos e elementos institucionais e estruturais que contribuíram para a formação da trajetória da RCM, e identificação da sequência reativa e dos relacionamentos atuais da RCM. Em toda trajetória analisada, foram identificados momentos para todas as etapas, também foram demandadas das entidades novas formas de gestão e adaptação às parcerias. Ademais, foi possível perceber no decorrer da história a existência de todas as dimensões da capacidade relacional.
Alves, F. S. (2015). Capacidades relacionais em cooperações para desenvolvimento de tecnologias com e sem fins lucrativos. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná. Hoff, D. N. (2011). A história importa: proposta de estrutura analítica para o estudo de path-dependence. Ensaios FEE, 32 (1). Moura, E. F. (2016). As Estratégias De Internacionalização Das Cooperativas Agropecuárias De Café Da Região Do Cerrado Mineiro. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Uberlândia.